Close Menu

Busque por Palavra Chave

Papo Justo | O Mecanismo

Por: Diego Barbiero
29/08/2018 11:15 - Atualizado em 29/08/2018 13:54

O título da coluna de hoje é idêntico ao do seriado da Netflix que retrata, em forma de ficção, alguns bastidores da maior investigação de corrupção que o Brasil já teve: a “Lava Jato”.

Mas não é sobre a série ou sobre a investigação que iremos tratar.

A Lava Jato, de fato, para além de seus acertos e eventuais equívocos, foi um marco no fortalecimento das instituições e na perspectiva de combate à corrupção. Só que não devemos nos iludir pensando que uma investigação como essa irá “salvar” a nação da corrupção. Afinal, trata-se, ao fim e ao cabo, de mais um caso criminal que, ainda que exitoso, passará pelas dificuldades criadas pelo nosso direito na eventual fase de execução da pena.

Vejam, caros leitores, que há poucos meses foi editado um decreto presidencial (já parcialmente suspenso pelo STF) que concedia o perdão da pena, inclusive em casos de crimes contra a administração, com o cumprimento de apenas ¼ da condenação. Se todos os que fossem condenados pela Lava Jato pudessem se beneficiar disso, qual seria a real punição imposta? Quanto esforço em vão?

A luta do povo brasileiro, portanto, não deve ser unicamente no campo judicial; não deve ser forjada na esperança de condenações e punições. Deve ir muito além e se dar, principalmente, no campo político.

Sim! Político! A mudança que almejamos para finalmente nos tornarmos “o país do futuro” depende da quebra de um sistema completamente viciado. E sabem quem escolhe aqueles que podem fazer essa quebra de sistema? Nós, eleitores!

Por isso, ao escolher seu candidato, questione: tem ficha limpa e uma carreira política desvinculada do sistema? É comprometido com a democracia e com a independência das instituições republicanas? É simpatizante das medidas contra a corrupção formuladas pelas diversas instituições sociais com atuação no Brasil, dentre as quais os Observatórios Sociais e a Transparência internacional?

Aliás, você, e(leitor), conhece as medidas? Entre no site https://www.unidoscontraacorrupcao.org.br, inscreva-se e saiba mais sobre a campanha!


Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro