Lê Notícias - Política - Merisio garante que investimentos em infraestrutura...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Merisio garante que investimentos em infraestrutura e na inovação tecnológica serão prioridades para o Oeste

Marcus Quint/Assessoria Merisio Sabatina de Gelson Merisio foi promovida pela Rádio Super Condá e pela Unochapecó Sabatina de Gelson Merisio foi promovida pela Rádio Super Condá e pela Unochapecó

Duplicar a Avenida Leopoldo Sander, concluir o Anel Viário Oeste, executar o “Elevado da Sadia” e fazer o Elevado da Bandeira nos dois primeiros anos de governo. Além disso, implantar na região Oeste um polo tecnológico equivalente aos que existem em Blumenau e Florianópolis. Esses foram alguns dos compromissos firmados pelo candidato a Governador de Santa Catarina, Gelson Merisio (PSD), durante sabatina promovida pela Rádio Super Condá nesta quarta-feira (29).

O encontro aconteceu na Unochapecó e contou com a participação de jornalistas e representantes de entidades como a ACIC. O candidato da coligação “Aqui é Trabalho” expôs parte de seus projetos para Santa Catarina, entre os quais formas de melhorar a infraestrutura da região Oeste e caminhos para o desenvolvimento social e econômico.

A conclusão do Anel Viário e a duplicação da Avenida Leopoldo Sander devem exigir investimento da ordem de R$ 200 milhões, avaliou Merisio, que considera as obras imprescindíveis para o desenvolvimento de toda a região. “É possível fazer e é necessário que seja feito”, destacou o candidato na sabatina.

Além de infraestrutura, Merisio aposta na criação de um grande polo tecnológico como forma de impulsionar o crescimento de Chapecó e das cidades vizinhas. O candidato usou como exemplo o que acontece atualmente em Blumenau e na Capital, onde o conjunto de empresas de tecnologia geram mais receitas tributárias para as prefeituras e empregos do que os setores de serviço e hotelaria, por exemplo.

Além disso, as empresas de inovação projetam talentos para o Brasil e para o mundo. Recentemente, para citar apenas um exemplo, uma empresa de tecnologia criada por cinco jovens de Florianópolis foi comprada por um grupo norte-americano por mais de US$ 100 milhões.

Celeiro de inteligência

Para construir esse novo caminho, apontou o candidato, é necessário o envolvimento e a participação das universidades na implantação de centros de inovação, onde principalmente os jovens terão a oportunidade de mergulhar no mundo da tecnologia e da inovação. “A prioridade que tem que existir por parte do governo é trazer para regiões como o Oeste, onde nós tempos problemas estruturais, de infraestrutura rodoviária, processos econômicos que independam de logística de transporte e mão de obra intensiva. E a inovação é o caminho. Nós temos que construir aqui no Oeste um polo tecnológico equivalente a Florianópolis e Blumenau”, defendeu Merisio.

“Temos um celeiro de inteligência aqui no Oeste que precisa ser melhor utilizado, melhor aproveitado. E não há nenhuma dúvida de que a universidade tem um papel fundamental nesse contexto”, afirmou o candidato. Para Merisio, “o modelo agroindustrial do Oeste só terá futuro se foi alicerçado em uma avenida paralela com o setor de inovação”.

Carga tributária

Durante a sabatina, Gelson Merisio voltou a afirmar que o aumento da carga tributária “será impossível” no seu governo e destacou que haverá “corte drástico” na estrutura administrativa para que o Estado possa oferecer mais serviços à população. Entre as medidas estão a extinção das agências de desenvolvimento regional (ADRs) e o corte de 1,2 mil dos 1,4 mil cargos comissionados que existem atualmente.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro