Close Menu

Busque por Palavra Chave

Estudantes de Jornalismo da Unochapecó vencem o Prêmio Massey Ferguson

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/09/2018 17:25 - Atualizado em 03/09/2018 17:26
Lucas Liston/Unochapecó Os vencedores do prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, Andrey, Juliane e Pamila junto com a professora Ana Bourscheid Os vencedores do prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, Andrey, Juliane e Pamila junto com a professora Ana Bourscheid

Os estudantes do curso de Jornalismo da Unochapecó Andrey Evangelista, Juliane Bee e Pâmila Capelli ficaram em primeiro lugar na categoria "Estudante" do 17º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. A premiação ocorreu no dia 29 de agosto, na sede da AGCO em Canoas - RS. Entre os finalistas da categoria "Estudante" estavam matérias jornalísticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

A reportagem multimídia dos alunos é intitulada “Ouro Branco: como a produção de leite transformou a vida de mulheres no Oeste Catarinense”. Com linguagem literária, retrata o perfil de cinco mulheres do Oeste Catarinense que encontraram na produção leiteira a possibilidade de transformar sua vida e das suas famílias.

A reportagem de Andrey, Juliane e Pâmila foi produzida na disciplina de Produção Jornalística Hipermídia, no primeiro semestre de 2018. Os estudantes explicam que a motivação pela escolha do tema se deu por suas raízes familiares estarem no meio rural. Os três mantêm ligação com a vida no campo, mesmo residindo na cidade.

A estudante Juliane Bee esteve em Canoas para representar todos os membros e fala da experiência trazida para Chapecó. “Voltei super transformada, porque aqui a gente tem uma realidade. Lá tive contato com jornalistas de outros meios e percebi que não preciso sair de Chapecó para crescer. Mas que posso sair para ter experiência, voltar e revolucionar”, afirma.

Para Pâmila Capelli, o prêmio é uma oportunidade de mostrar do que os estudantes são capazes. “Não estamos na Universidade de passagem, mas sim, para se desafiar e perceber que podemos crescer na vida”, destaca.

Já Andrey Evangelista comenta que o prêmio mostra que todos são capazes de fazer algo bom dentro da universidade. “Mesmo não sendo formados somos capazes de fazer coisas boas, mostrando o nosso talento através dos nossos trabalhos. E se fomos capazes de fazer isso na universidade, imagina quando sairmos daqui. Vamos conseguir fazer coisas muito melhor. Então, isso demonstra nosso potencial para as pessoas”, afirma.

A professora da disciplina de Produção Jornalística Hipermídia, Ana Paula Bourscheid, reforça a importância dos estudantes inscreverem seus trabalhos em prêmios como forma de ampliarem suas experiências e aprendizados. “Todos fazem boas produções e sempre buscamos expandir e mostrar para o público o que é feito dentro da academia. Isso é um trabalho de todo o curso, que envolve prática e teoria, sempre mantendo o foco na melhor formação dos acadêmicos”, destaca.

Por fim, Andrey, Juliane e Pâmila ressaltam a participação fundamental da professora. “Ela nos incentivou muito a inscrever nosso trabalho e precisa receber o mérito porque acredita nos alunos. A partir dela a nossa sementinha foi plantada, e temos a certeza que outras pessoas vão querer participar de outros prêmios, porque viram que deu certo conosco”, frisa Juliane.

O PRÊMIO

Criado em 2001 com o objetivo de comemorar os 40 anos da empresa de máquinas agrícolas, Massey Ferguson no Brasil, a iniciativa visa incentivar, reconhecer e valorizar produções jornalísticas que abordem temas ligados ao agronegócio e que tratam de aspectos de produção, tecnologia e desenvolvimento neste setor.

A 17º edição do prêmio recebeu a inscrição de mais de 500 trabalhos nas suas sete categorias: Estudante, Fotografia, Jornal, Multimídia, Revista, TV e América do Sul, Central e Caribe.

A categoria Estudante premiou o vencedor com um prêmio de 7 mil reais. Juliane e Pâmila pretendem investir suas partes no Trabalho de Conclusão de Curso. Já Andrey vai realizar o sonho da formatura.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro