Close Menu

Busque por Palavra Chave

ONBdigital

Aplicativo Ouvindo Nosso Bairro vai para a palma da mão dos chapecoenses

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/09/2018 16:03 - Atualizado em 04/09/2018 17:07
Prefeitura de Chapecó Novidade permitirá que os cidadãos de Chapecó façam solicitações e pedidos à Administração Municipal Novidade permitirá que os cidadãos de Chapecó façam solicitações e pedidos à Administração Municipal

Depois de 82 reuniões, 6.800 participações e 1.492 demandas recebidas durante encontros presenciais em 2016 e 2017, o Programa Ouvindo Nosso Bairro chegou à web e aos aplicativos. Lançado oficialmente na última segunda-feira, 03/09, após 10 dias experimentais, o APP está disponível para smartphones nas duas principais lojas virtuais de aplicativos Play Store (Android) e Itunes Store (IOS/Apple), já conta com cerca de 300 cadastros ativos, 270 solicitações e 104 atendimentos concluídos. Na web, pode ser acessado no endereço: http://onbdigital.chapeco.sc.gov.br, com as mesmas funcionalidades.

Para inscrever-se, basta um endereço de e-mail e uma senha de escolha pessoal. Em quatro ou cinco telas autoexplicativas, o cidadão chapecoense pode pedir um serviço, fazer uma solicitação, encaminhar uma sugestão. Os menus permitem navegar por assuntos pré-estabelecidos com demanda comuns – trocar uma lâmpada, pedir asfalto, recolher lixo – todas endereçadas diretamente às secretarias ou setores da Administração Municipal. Na Prefeitura, o secretário ou servidor designado, recebe a demanda e dá os encaminhamentos solicitados, informando ao cidadão o estágio do atendimento.

Durante o lançamento, o prefeito Luciano Buligon falou da importância de uma gestão democrática com o incentivo à participação popular. Recordou os encontros de 2016 e 2017 acentuando a finalidade principal do ONB que é oportunizar à comunidade indicar necessidades e prioridades que vão formar Orçamento Público Municipal.

Buligon esclareceu ainda que a primeira diretriz do ONB 2016 foi a elaboração da Lei Orçamentária do Centenário de Chapecó e a 2ª edição, em 2017, focou na construção do próximo PPA – Plano Plurianual Municipal (2018-2021). “O Ouvindo Nosso Bairro é um projeto absolutamente inovador, já incorporado na agenda da Administração. É uma ferramenta de descentralização do Governo que proporciona momentos de aproximação da equipe de gestão com as pessoas, para ouvir suas prioridades”, explicou.

Com a idealização do Programa Ouvindo Nosso Bairro, a Prefeitura de Chapecó foi uma das cinco grandes finalistas do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Com abrangência estadual, o Prêmio tem como finalidade identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública, que consolidem avanços na realização do interesse público, realizados em Santa Catarina.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro