Close Menu

Busque por Palavra Chave

8º SIEPE

Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó tem 15 projetos premiados

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/09/2018 16:19 - Atualizado em 04/09/2018 16:20
Unochapecó A oitava edição do Siepe teve recorde de inscritos, que incluíram acadêmicos, pesquisadores e professores A oitava edição do Siepe teve recorde de inscritos, que incluíram acadêmicos, pesquisadores e professores

"Receber um prêmio pelo nosso trabalho, que muitas vezes é cheio de dificuldades, é incrível", comenta a acadêmica de Farmácia da Unochapecó, Gabriela Adriany Lisboa Zilli. Ela foi uma das vencedoras do 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unochapecó, que ocorreu de 27 a 29 de agosto. Sua pesquisa, intitulada 'Avaliação do efeito repelente de creme corporal à base de extrato Ateleia Glazioveana (Timbó), frente ao mosquito Aedes Aegypti (Diptera, Culicidae)', recebeu a premiação de primeiro lugar na categoria 'Pesquisa Graduação'.

De acordo com a estudante, o objetivo foi desenvolver um creme natural para substituir os repelentes tradicionais, muitas vezes causadores de alergias. "A dengue é uma doença infectocontagiosa que atinge muitas pessoas e seu controle é feito tanto por eliminação quanto por repelentes. Porém, os repelentes usados são a base de 'deet', que é um composto presente em diversos repelentes comerciais, que causam diversas reações alérgicas. E como já tínhamos realizado diversos ensaios que comprovaram uma boa atividade larvicida do extrato de Timbó, decidimos desenvolver cremes e testá-los como repelentes", explica a estudante.

Com essa pesquisa, Gabriela e seus colegas conquistaram o troféu de primeiro lugar. Para ela, a presença de eventos como o Siepe dentro da Instituição, é algo muito importante para os estudantes e pesquisadores. "Já que muitas vezes não sabemos quais as pesquisas que estão rolando em outras áreas, o Siepe nos possibilita conhecer diferentes pesquisadores da Instituição e de fora e seus respectivos projetos. Além disso, temos diferentes palestras que nos possibilitam entender sobre diversos aspectos da pesquisa. Aprendemos desde como inovar sendo pesquisador até como podemos sair do país através de parcerias internas. Isso valoriza o nosso trabalho", pontua.

RECORDE DE INSCRITOS

O evento iniciou no dia 27 de agosto com apresentações de pesquisas das mais diferentes temáticas e terminou na quarta-feira (29/08). Na noite de encerramento, o momento mais aguardado foi a premiação dos melhores projetos apresentados durante os três dias de Siepe. Ao todo, 15 trabalhos levaram um troféu para casa, nas modalidades de 'Pesquisa Ensino Médio', 'Pesquisa Graduação', 'Pesquisa Pós-Graduação', 'Ensino' e 'Extensão'.

Para o organizador do evento, professor Alexsandro Stumpf, o 8º Siepe demonstrou o comprometimento de professores e estudantes da Unochapecó com a disseminação do conhecimento. Prova disso foi o recorde de inscrições e de trabalhos apresentados, totalizando 200 inscritos e 177 trabalhos a mais em relação ao ano passado. Alexsandro destaca, ainda, que o evento contribuiu com novos olhares para o desenvolvimento de pesquisas, práticas de ensino e atividades de extensão de forma interdisciplinar, por meio do aprendizado com o outro, da troca de experiências entre as diversas áreas do conhecimento.

Nesta edição, foram mais de 550 inscritos. O número de resumos submetidos foi de 486, com 446 aprovados. Desses, 140 na categoria de 'Comunicação oral' e 306 na categoria de 'Pôster'. Nas modalidades, categorizou-se 346 trabalhos como Pesquisa Graduação, Pós-Graduação e Ensino Médio e 140 trabalhos como Ensino e Extensão. Além disso, entre os envolvidos, estiveram 144 pareceristas, 122 avaliadores presenciais e 1025 autores e coautores.

Os números comprovam que a pesquisa está mais forte do que nunca, tanto dentro, quanto fora da Unochapecó, e que o Siepe vem se tornando um evento cada vez mais reconhecido na região. "Neste ano o Siepe contou com participantes de diversas instituições de ensino, uma prova de que o evento é reconhecido e desperta o interesse também da comunidade externa", explica Alexsandro.

TRABALHO EM EQUIPE

Muitos dos trabalhos apresentados durante o Siepe são desenvolvidos em coletividade. Um exemplo é o 'Projeto gráfico da Revista D101', apresentado pelo acadêmico de Design da Unochapecó, Gabriel Henrique Widmer, na categoria 'Ensino'. Além dele, houve a participação de outros estudantes e professores no projeto, que consistiu na editoração de uma revista anual do curso de Design, desenvolvida na disciplina de Projeto Editorial.

Gabriel explica que a revista, publicada nas versões física e digital, tem como objetivo divulgar as práticas e pesquisas desenvolvidas nas diversas disciplinas do curso e possibilitar espaço para a publicação de matérias e entrevistas acerca do Design em suas diferentes especificidades. Para o estudante, receber o prêmio de 1º lugar é uma gratificação para todo o grupo envolvido. "Pois demonstra que a dinâmica em sala de aula, o empenho dos integrantes do grupo e os resultados alcançados estão alinhados e dentro do objetivo proposto. O projeto da Revista D101 pretende se estender por anos, também como uma forma de motivar, inspirar e promover interação entre os acadêmicos do curso", finaliza.

PREMIAÇÕES

Todos os acadêmicos dos 15 trabalhos premiados receberam, além do troféu, um certificado e um convite para produção de um artigo completo para publicação no e-book do evento. Os autores e coautores dos projetos premiados em primeiro lugar e que estiveram presentes na cerimônia de premiação, receberam um vale-compras da Livraria Universitária da Unochapecó, no valor de R$50.

A classificação dos trabalhos levou em consideração a ordem dos seguintes critérios: nota da banca de avaliação, uso de ajustes na avaliação do resumo e ordem de submissão do resumo. Trabalhos que foram apresentados pelo orientador e não pelo acadêmico, não participaram da classificação do prêmio. Para conferir os projetos e autores vencedores, basta acessar o site do Siepe 2018.

O EVENTO

Neste ano, o Siepe abordou a temática 'A aproximação dos grupos de pesquisa na Universidade' e contou com diferentes atividades. Além das sessões de comunicação oral e pôsteres, foram realizadas palestras e mesas-redondas com temas voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A palestra que abriu o evento teve como tema 'Contribuições do ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento urbano e regional', pelo professor Rógis Juarez Bernardy. Na terça-feira (28/08), foi a vez dos representantes da Rede de Inovação da Unochapecó estarem presentes, com a mesa-redonda 'Pesquisar para inovar'. Os palestrantes da noite foram Thales Akimoto, Caroline Dallacorte, Franciele Pastre e Márcio Antônio Fiori, com mediação de Rodrigo Barichello.

Para encerrar o evento, além das premiações, aconteceu a mesa-redonda 'Internacionalização do ensino superior e a articulação dos grupos de pesquisa', com os palestrantes Luciane Stallivieri, Paulo Santos de Almeida, Lillian Bastian e Clovis Eduardo Malinverni da Silveira, e mediação do pró-reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professor Leonel Piovezana.

De acordo com o professor Alexsandro, as palestras e mesas-redondas realizadas durante o evento são extremamente importantes para a formação acadêmica. "Elas oportunizam novas reflexões sobre o futuro do ensino superior e as contribuições da Universidade na formação de profissionais ainda mais comprometidos com o bem-estar social, com o desenvolvimento regional e com o fortalecimento da cidadania. Finalizamos o evento revigorados e inspirados em inovar e em incentivar novos estudos, muitos deles de forma interdisciplinar. Já estamos sentido saudades de tudo o que foi apresentado no 8º Siepe e confiantes de que, em 2019, teremos um evento ainda melhor".


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro