Close Menu

Busque por Palavra Chave

Décio Lima defende projeto de renovação para Santa Catarina

Denner Ovídio Candidato participou de sabatina da Rádio Super Condá, em Chapecó Candidato participou de sabatina da Rádio Super Condá, em Chapecó

O candidato ao governo do estado pela Coligação Renova Santa Catarina, Décio Lima, participou na manhã desta quinta-feira (06). em Chapecó, de sabatina da rádio Super Condá em parceria com a Unochapecó.

Na oportunidade, apresentou suas propostas para geração de emprego e renda, agricultura familiar, educação, gestão pública, desenvolvimento regional, saúde e segurança pública.

“Imagino um estado forte na educação, na saúde, na segurança pública e num estado indutor do desenvolvimento econômico, parceiro da cadeias produtivas, dos micro e pequenos empreendedores e da agricultura familiar”, afirmou Décio Lima no início da sabatina.

Décio Lima lamentou a ausência histórica do estado com relação ao ensino superior. “Não é possível que nós não tenhamos o sistema Acafe no processo educativo de Santa Catarina como prioridade, junto com a Udesc, que ficou colocada sempre num plano secundário como política do estado”, apontou o candidato.

Como proposta, anunciou uma política de proteção e investimentos do sistema Acafe. “Sou contra tratar a educação e o futuro das pessoas como mercado. A saída para isso é renovar a política e a história de Santa Catarina para ter um estado que toque a vida das pessoas”, disse.

Também voltou a afirmar que irá dobrar nos próximos quatro anos o salário dos professores da rede pública estadual de Santa Catarina, criar um novo plano de carreira, dotar as escolas com banda larga de internet e equipamentos tecnológicos.

Para dar transparência e combater a corrupção na gestão pública, o candidato da Coligação Renova Santa Catarina, anunciou a criação de um aplicativo com todas as informações do estado, “num processo de total transparência, para que a população catarinense acompanhe permanentemente o dinheiro que entra, que sai, as licitações, todos os procedimentos”.

Décio Lima voltou a defender a extinção de todas as agências de desenvolvimento regional, como primeiro ato de governo, “e construir uma nova convenção com o povo catarinense”. “Vamos fazer um modelo de descentralização com a presença do governador e trazendo efetivamente o poder, que é o orçamento, fundamentado nas 21 associações dos municípios de Santa Catarina”.

Para a saúde, falou da criação do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (SUSC), envolvendo os hospitais filantrópicos, a estrutura do estado e os prefeitos, do ponto de vista regional. E defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

E anunciou, ainda, a criação do Sistema Único de Segurança Pública, reunindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário e Polícia Civil, além de políticas para proteger os jovens.

A sabatina, realizada na sede da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UnoChapecó, teve a participação do candidato a vice-governador, Kiko de Oliveira, e os candidatos a deputado federal, Pedro Uczai, Cláudio Vignatti, Dirceu Dresch, a candidata à deputada estadual, Luciane Carminatti, a vereadora Marcilei Vignatti e lideranças regionais.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro