Close Menu

Busque por Palavra Chave

DIA DO ADMINISTRADOR

Profissional chapecoense partilha desafios e vivências da carreira

Arquivo Pessoal O jovem de 24 anos se graduou em Administração pela Unochapecó em 2015 O jovem de 24 anos se graduou em Administração pela Unochapecó em 2015

Por Vitória Schettini

Organizar, planejar e orientar recursos financeiros, estratégias, planos e colaboradores são algumas das atribuições dos administradores, profissionais com a graduação em Administração. Para lembrar o Dia do Administrador, recordado dia 09 de setembro, o LÊ NOTÍCIAS entrevistou o chapecoense Édertânio de Bastiani Perin, que gere, juntamente com sua família, a Distrisul Distribuidora de Materiais de Construção, que também fica em Chapecó.

Édertânio, mais conhecido como Tânio, é natural de Xaxim, porém mora em Chapecó desde muito pequeno. Conforme ele, o interesse pela profissão começou ainda na infância, ao ver o pai, Vilson de Bastiani, trabalhando para manter as contas em dia. “Eu me recordo que muitas vezes, ele trazia planilhas, boletos e pedidos para casa para finalizar durante à noite. Desde então, eu já vivenciava a Administração no meu dia a dia. Enquanto meus primos e amigos brincavam de fazenda ou jogavam algum game, meu irmão Ederlo e eu já simulávamos a administração de empresas com blocos de pedidos usados em casa”, relembra.

O chapecoense iniciou a graduação em Administração em 2011, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó e formou no primeiro semestre de 2015. O jovem de 24 anos relata que a maior contribuição que o curso de Administração lhe proporcionou foi a organização e desburocratização dos processos na Distrisul. “Atualmente, gerir uma empresa requer muita responsabilidade e paciência, para que os processos se mantenham em ordem. A universidade nos abre muitas portas para o conhecimento e nela, nós temos a oportunidade de conciliar a teoria lecionada em sala de aula com a prática vivida na empresa”, relata ao LÊ NOTÍCIAS.

A DISTRISUL

Édertânio, junto com sua família, administra a Distrisul Distribuidora de Materiais de Construção, estabelecimento que atua no atacado de materiais de construção há mais de sete anos. “Nós temos mais de 15 anos de experiência atuando no ramo, com uma ampla linha de produtos, com cerca de 10.000 itens. Contamos com uma estrutura de 1.000 m², distribuída nos setores de material elétrico, material hidráulico, material para pintura, ferragens, impermeabilizantes, abrasivos e selantes”, pontua Édertânio, sobre a empresa que tem representantes comerciais em toda região Oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul.

PLANOS

Quanto aos planos para o futuro, ele ressalta que o cenário brasileiro não combina com acomodação, sendo necessária a atualização e conhecimento sobre a área. “A estratégia é analisar o mercado, continuar estudando nosso público alvo, conhecendo os seus diferenciais e sonhar alto com os pés no chão. Monitorar os negócios como o mercado oscila e ao mesmo tempo, realizar projeções futuras. Não apenas Chapecó, mas também Santa Catarina, crescem em um nível elevado de negócios e devemos acompanhar o crescimento desse mercado”, finaliza o administrador.

DIA DO ADMINISTRADOR

A escolha do 9 de setembro como o Dia Nacional do Administrador é uma homenagem à assinatura da lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, responsável por regulamentar a profissão de Administrador no Brasil. A data também foi instituída pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro