Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | O desequilíbrio emocional

Por: Júnior Chisté
12/09/2018 10:59

Sim, devíamos ter em todas as grades curriculares a inteligência emocional como singular apoio desde os primeiros anos eletivos didáticos.

Mas podemos imaginar isso em um país onde podemos nitidamente ver em um debate eleitoral onde candidatos à presidente da República, o mais alto cargo público de um país democrático como é o Brasil, que sumariamente seriam os grandes líderes escolhidos por suas siglas, partidos ou coligações com representantes, são facilmente traídos por seus sinais monótonos de debilidades emocionais tão quanto a um adolescente.

Homens que estão à frente de organizações, de grandes equipes, que em simples tropeços caem sem ao menos pensar no que estão fazendo.

Como o homem e a mulher de hoje são frágeis no quesito “inteligência emocional”. No primeiro sinal se sucumbem como um mero manifesto de desorientação total. Homens que deveriam mostrar exemplos de grandeza e persuasão, mas acima de tudo exemplares pelos patamares que alcançaram ou pensam em estar.

Em Xaxim, um secretário e um vereador batem boca em plena tribuna pública, querendo provar um ao outro quem está falando a verdade ou mentindo menos. É simplesmente o fim dos tempos! É inadmissível e saber que os dois estão recebendo, e muito bem pagos, para exercerem suas atividades da melhor forma possível. É óbvio que os dois, cada qual no seu setor, façam valer seus trabalhos e mostrem à sociedade o porquê estão nessas funções públicas.

Em algumas cidades, prefeito, vice-prefeito se valendo de seus cargos para anunciarem obras justamente a poucos dias das eleições. Reunindo com isso moradores e após pedindo votos para seu governador e deputados? Isso é insanidade mental, falta total de equilíbrio e desrespeito com sua própria população. É misturar o bom senso e chamar o seu povo de imbecil. Ninguém pode gravar isso e denunciar ao Ministério Público?

Candidato a presidente do Brasil sendo esfaqueado e cenas mostradas a todo instante em redes sociais, em TV aberta, e crianças de quatro, cinco anos de idade vendo isso. Pais, mães, por favor, não mostrem e nem comentem isso com seus filhos.

O que foi o pós-Grenal do último domingo? Ainda tem pessoas que se sujeitam a perder tempo olhando para o futebol brasileiro? São pessoas que não crescerão e continuam jogando as mesmas peladas e as mesmas brigas de várzea que faziam quando tinham doze anos de idade. Quanta idiotice tanto para Grêmio, tanto para Internacional.

Por isso que sempre defendo a leitura como porte de inteligência para o homem, para o povo brasileiro. Menos celular, TV, álcool, festas, novelas, futebol e mais livros. Só assim entenderão o que fazem com si próprios e com suas funções. Que legados estão deixando aos seus filhos? É por isso que não sabem educar nem ao menos os próprios filhos que possuem. Não sabem ser empáticos e a empatia vem da inteligência emocional ou vocês ainda não sabem disso?

Estamos rumando para um abismo sem tamanho, sem fim, infelizmente!

E que mês estamos? Sim, o mês em que se fala tanto no suicídio, o "Setembro Amarelo"!

O que esse mês, esse movimento significa?

Queridos pais, procurem entender o que acontece no inconsciente de vocês, converse com vocês, lá dentro, lá no fundo, para depois conversarem com vossos filhos, e para depois conversarem com vossos colaboradores, para depois conversarem com outras pessoas.

Só assim tornaremos um mundo melhor, faremos um mundo melhor.

Uma dica? Comece o dia AGRADECENDO! Um simples ato, uma simples ação que modificará sua vida. Feche seus olhos, mãos em direção ao seu coração e seja grato a algo que você é infinitamente grato na vida. Faça isso logo após acordar!


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro