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Estudantes do Emiti da EEB Gomes Carneiro realizam propostas de intervenção

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/09/2018 15:30 - Atualizado em 12/09/2018 15:49
Vitória Schettini/LÊ Alunos realizaram apresentações na manhã desta terça-feira (12), na EEB Gomes Carneiro, em Xaxim Alunos realizaram apresentações na manhã desta terça-feira (12), na EEB Gomes Carneiro, em Xaxim

Por Vitória Schettini

Incentivar a pesquisa aos alunos e desenvolver soluções a fim de melhorar a convivência na EEB Gomes Carneiro. Esse é um dos objetivos do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), proposta de ensino da Escola Gomes Carneiro. Na manhã desta terça-feira (12), alunos apresentaram propostas de intervenção a professores, colegas e para a coordenação do Emiti.

De acordo com Ivonete Vanzela, coordenadora pedagógica do Emiti, os alunos iniciaram as pesquisas ainda no primeiro semestre de 2018, juntamente com os professores orientadores e após, buscaram alternativas a fim de solucionar os problemas. “Eles apresentaram as pesquisas em forma de banner e agora, como resultado das pesquisas, estão mostrando os projetos de intervenção, a favor do bem comum de toda a comunidade escolar. A partir disso, eles colocando a "mão na massa" e estão desenvolvendo o protagonismo juvenil e outras habilidades, em vários aspectos cognitivos, também socio-emocionais, que envolvem a resolução de problemas, a colaboração, a comunicação, a responsabilidade e criatividade, que são essenciais”, pontua Ivonete.

De acordo com ela, os alunos estão buscando estabelecer parcerias, para que se desenvolvam os projetos e no término do semestre, eles possam apresentar as intervenções realizadas. “Há um aluno por turma, nas três turmas de ensino médio, um representante da APP e um professor por cada área do conhecimento, que são as Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, a coordenação do programa e a direção”, completa a coordenadora.

O diretor da EEB Gomes Carneiro, Moacir Nalin, salienta a importância da pesquisa e dedicação dos estudantes e de toda a equipe da instituição. “O fundamental desse trabalho é que estamos formando excelentes profissionais, com bagagem teórica, metodológica e científica para o mercado de trabalho. Eles pesquisaram primeiro, fizeram a fundamentação e agora, irão empreender. Todos estão de parabéns pelos projetos apresentados”, ressalta Nalin.

Para Vilmar Pereira, administrador e delegado da seccional de Chapecó do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC), os trabalhos apresentados pelos alunos do Emiti mostram a evolução das práticas educacionais no ensino público, indicando que é possível utilizar o ambiente escolar como um "laboratório" para as práticas de gestão, antes do ingresso do aluno no ambiente de trabalho.

“Através dos trabalhos apresentados pelos alunos, é possível observar o aprendizado prático de conceitos da administração, com práticas de planejamento, organização, direção e controle dos recursos financeiros, materiais e humanos necessários para a implementação dos projetos. Eles estão vivenciando o empreendedorismo na prática, uma vez que os projetos propostos propõem ações de intervenção na própria escola, aperfeiçoando o ambiente escolar através de melhorias, adequando e personalizando os ambientes para satisfazer suas próprias necessidades”, finaliza Vilmar.


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