Close Menu

Busque por Palavra Chave

SP Convention

EM PROL DA ESCOLA

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/09/2018 15:30 - Atualizado em 12/09/2018 15:49
Vitória Schettini/LÊ Alunos realizaram apresentações na manhã desta terça-feira (12), na EEB Gomes Carneiro, em Xaxim Alunos realizaram apresentações na manhã desta terça-feira (12), na EEB Gomes Carneiro, em Xaxim

Por Vitória Schettini

Incentivar a pesquisa aos alunos e desenvolver soluções a fim de melhorar a convivência na EEB Gomes Carneiro. Esse é um dos objetivos do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), proposta de ensino da Escola Gomes Carneiro. Na manhã desta terça-feira (12), alunos apresentaram propostas de intervenção a professores, colegas e para a coordenação do Emiti.

De acordo com Ivonete Vanzela, coordenadora pedagógica do Emiti, os alunos iniciaram as pesquisas ainda no primeiro semestre de 2018, juntamente com os professores orientadores e após, buscaram alternativas a fim de solucionar os problemas. “Eles apresentaram as pesquisas em forma de banner e agora, como resultado das pesquisas, estão mostrando os projetos de intervenção, a favor do bem comum de toda a comunidade escolar. A partir disso, eles colocando a "mão na massa" e estão desenvolvendo o protagonismo juvenil e outras habilidades, em vários aspectos cognitivos, também socio-emocionais, que envolvem a resolução de problemas, a colaboração, a comunicação, a responsabilidade e criatividade, que são essenciais”, pontua Ivonete.

De acordo com ela, os alunos estão buscando estabelecer parcerias, para que se desenvolvam os projetos e no término do semestre, eles possam apresentar as intervenções realizadas. “Há um aluno por turma, nas três turmas de ensino médio, um representante da APP e um professor por cada área do conhecimento, que são as Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, a coordenação do programa e a direção”, completa a coordenadora.

O diretor da EEB Gomes Carneiro, Moacir Nalin, salienta a importância da pesquisa e dedicação dos estudantes e de toda a equipe da instituição. “O fundamental desse trabalho é que estamos formando excelentes profissionais, com bagagem teórica, metodológica e científica para o mercado de trabalho. Eles pesquisaram primeiro, fizeram a fundamentação e agora, irão empreender. Todos estão de parabéns pelos projetos apresentados”, ressalta Nalin.

Para Vilmar Pereira, administrador e delegado da seccional de Chapecó do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC), os trabalhos apresentados pelos alunos do Emiti mostram a evolução das práticas educacionais no ensino público, indicando que é possível utilizar o ambiente escolar como um "laboratório" para as práticas de gestão, antes do ingresso do aluno no ambiente de trabalho.

“Através dos trabalhos apresentados pelos alunos, é possível observar o aprendizado prático de conceitos da administração, com práticas de planejamento, organização, direção e controle dos recursos financeiros, materiais e humanos necessários para a implementação dos projetos. Eles estão vivenciando o empreendedorismo na prática, uma vez que os projetos propostos propõem ações de intervenção na própria escola, aperfeiçoando o ambiente escolar através de melhorias, adequando e personalizando os ambientes para satisfazer suas próprias necessidades”, finaliza Vilmar.


Outras Notícias
Xaxim

Xaxim

Xaxim

Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro