Close Menu

Busque por Palavra Chave

Ceifando-se e oferecendo humildade

Por: Marcos Schettini
07/12/2016 11:01 - Atualizado em 07/12/2016 11:02
(Foto: Felipe Giachini/LÊ) (Foto: Felipe Giachini/LÊ)

Em Eclesiastes 3, expresso na mais sábia das interpretações dos desígnios da Criação, tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Não há, no texto, o que acrescentar ou suprimir porque, perfeito em seu dizer, faz todos compreender o que é a existência dos homens. O ódio que se esconde em tempos de dor, deveria ser dissolvido quando todo este capítulo de tristeza passar. Nada se acrescenta na vida ou dela retira-se, do Alto, está escrito cada traçado. A acumulação de capital, usura, soberba, orgulho tolo, inveja e discriminação em todas as direções, são do homem diminuto e ínfimo. Chapecó, e o mundo, interpretando os sinais ali demonstrados, equiparam-se. Ganha luminosidade que a pureza despreza. Nada será como antes e tudo será melhor. A Chapecoense ceifa-se e, neste gesto da incompreensão de todos, dá um presente de humildade a todos os homens.

Revelação

Em todos os lugares e conversas feitas, o episódio que vitimou todo o elenco da Chapecoense, jornalistas e a área técnica, fez levantar um homem que, pela unanimidade, ergueu-se. O prefeito de Chapecó, agora Gigante nacional.

Humildade

Gigante, em suas palavras, leu-se ao entender o motivo de não estar naquela aeronave. Sabe que, por estar entre os vivos, tem uma missão a ser cumprida e que, pelo que é como homem e pais de família, passa a ser, agora, o amanhã.

Amanhã

A comunidade internacional compreendeu o que o prefeito de Chapecó disse ao não saber os motivos de não estar entre as vitimas com tudo planejado para este fim. Sabe que, as imagens que o mundo viu, vai abrir-lhe o desafio de sua existência.

Compromisso

Qual seria a intervenção misteriosa que a Criação, tirando-o desta perda violenta, manteve-o entre seus comandados? O tempo, em suas escolhas, vai apresentar a rota. Está expresso, significativamente, que sua liderança ganhou SC e o Brasil.

Ambos

Não somente o alcaide, amado pelos colombianos, mas o presidente da Assembleia, igualmente excluído, ficaram fora desta tragédia incompreensiva. A retirada dos dois da rota da morte, há um significado subliminar que é pré-estabelecido. Esta é a leitura coletiva.

Real

Ao não discursar perante o estádio lotado, Michel Temer ganhou a solidariedade do governador que declinou de falar algumas palavras. Não pegava bem Colombo deixar uma mensagem sem que o presidente golpista não tivesse mesmo direito.

Destruído

Julmir Cecon fez uma leitura do porque o peemedebista não teve a coragem de falar. Na verdade, soube no chegar que, ao fazer, poderia viver a prática do desprezo expresso dos presentes de modo evidente que, sem aplaudi-lo, deu o recado.

Acabado

Este governo está afundado desde que, às escondidas, derrubou um governo eleito que, até o momento, nada o incrimina. Discordar do PT e de sua ideologia pseudo socialista, não pode encobrir a falência do sucessor que é abertamente desrespeitado.

Andando

Depois deste sofrimento vivido sem interrupção, pula-se a etapa e avança em busca de outra, renovadora e revigorante, que vai dar o entendimento e o rumo do acerto. À frente disso, João Rodrigues que mexe nesta direção completamente.

Parabéns

Demonstrada toda a capacidade da prefeitura de Chapecó, nas pessoas da Assessoria de Imprensa que, sem alardes, trabalhou incansavelmente na construção de tudo o que foi observado na sábado. A dor evidenciando o profissionalismo.

Ícone

Sérgio Badalotti andava, discretamente, pelo campo que, ao longo de sua vida profissional, fez longos comentários inteligentes do time que ganhou o mundo. Badá, de guarda-chuva, olhando para entender tudo, dizia nada. Pelo silêncio, falada tudo.

Firmeza

Anfitriões expostos à chuva plena, parados durante toda a chegada das urnas no gramado, Élio Cella, Gigante e Gelson Merisio, foram o alvo de tudo e todos. E, nos discursos proferidos, o prefeito disse o essencial para coroar-se de vez.


Falei

“Quem é que pode dar o consolo a cada um se não Deus?”

Lírio Dagort, prefeito eleito de Xaxim, reafirmando a fé que ele diz ser a única fonte para superar a dor da perda da Chapecoense gerado em cada família.


“Só Deus mesmo para dar a força”.

Ideraldo Sorgato, vereador, falando do ocorrido com a Chapecoense e a fé que supera tudo.


“Este episódio trouxe muitas lições, uma tragédia que vai mudar o mundo”.

Orly Bernardes, presidente da Aciax, sentindo o resultado desta dor coletiva para moldar conceitos e oferecer humildade.


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro