Close Menu

Busque por Palavra Chave

Crianças conhecem na prática a fauna e a flora da região na Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/09/2018 16:03
Unochapecó Alguns alunos observaram pelo microscópio pela primeira vez Alguns alunos observaram pelo microscópio pela primeira vez

Sair da rotina tradicional do ambiente escolar para realizar atividades em um lugar diferente é algo que as crianças adoram. Essas diversas formas de educar são ferramentas essenciais e auxiliam no desenvolvimento dos pequenos. Com o pensamento de conscientizar e aproximar as crianças a assuntos sobre o nosso meio ambiente, a Unochapecó realiza todos os semestres dentro da Universidade o Encontro de Educação Ambiental para a Infância. Na última quarta-feira (12/09), mais uma edição foi realizada, com a presença de alunos e professores das escolas Jardim do Lago e Núcleo de Ensino Fundamental Nova Itaberaba. Ao todo foram realizadas seis oficinas, que abordaram a fauna e a flora da nossa realidade regional.

Para a coordenadora da Escola Jardim do Lago, Simone Cineli, essas atividades contribuem para o desenvolvimento educacional das crianças. "A diversidade de alunos que temos em nossa sala de aula é grande. Temos algumas crianças que vieram do Haiti há três meses e estão no processo inicial de leitura, então, para eles, conhecer essas árvores que são nativas da nossa região é de extrema importância. Além disso, sair da escola e ter essa interação entre os colegas em um outro lugar e com profissionais da educação agrega muito”.

Vitor Lucas Hilleshain tem nove anos e já participou do encontro quatro vezes. Este ano, ele esteve na oficina 'Árvores da nossa região', desenvolvida pelo Museu de Ciências Naturais. "Foi bem legal hoje, nós fizemos a atividade de recortar e colar com folhas. Na escola nós também estamos aprendendo sobre as árvores, mas aqui foi um pouco diferente, nós experimentamos o cheiro da canela, da flor do algodão e do ipê, foi bem melhor do que eu imaginava", comenta.

Todas as atividades desenvolvidas foram realizadas em parceria com o Museu de Ciências Naturais, os projetos de extensão Brinquedoteca, Viveiro Educativo, grupo de pesquisa Palavração e os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Unochapecó. Nesta edição do Encontro, a coordenação foi da professora Sirlei Gasparetto.

As oficinas proporcionam muito conhecimento e possibilitam que as crianças tenham contato com equipamentos que nunca viram. Para o bolsista Marcelo Monteiro, que ajudou na organização das atividades, a oficina 'Polinização dos insetos', por exemplo, foi pensada como forma dos alunos interagirem com as atividades propostas. "Tivemos uma parte da oficina que era prática e envolvia o uso do microscópio e estereomicroscópio, equipamentos que as professoras nos relataram que as crianças nunca tiveram contato”, relata.

Abordar questões sobre o meio ambiente possibilita que as crianças percebam e ajudem com a prevenção e o cuidado para o futuro do planeta. "Nossa intenção é de que as crianças, conhecendo melhor a nossa biodiversidade, se sensibilizem para, de fato, auxiliar na conservação ambiental", conclui a professora do curso de Ciências Biológicas, Ana Confortin, que também auxilia na organização das atividades.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro