Close Menu

Busque por Palavra Chave

Editorial | Crime e castigo

Por: Editorial
19/09/2018 10:38

A expulsão do prefeito de Chapecó ontem pelo PSB Nacional foi, até onde se entende, um ato já pensado. A presença de Gigante dentro do partido que direciona a sigla para o centro esquerda, coloca sua liderança em choque àquelas de sua maior aproximação que, em 2012 e 2016, como vice e titular, deu a ele o comando da maior cidade do Oeste.

Neste momento em que ele busca fortalecer o nome do candidato a governador, presidente do PSD, Gelson Merisio, o chefe do Executivo de Chapecó coloca um final na relação que, até o momento, não deu a ele qualquer processo de atenção. Se sua saída do MDB foi necessária, a do PSB foi lógica.

Não havia mais clima entre ambos e, acabada a relação, Gigante deve seguir rumo ao PSD logo após as eleições ou, mostrando força, ser imediatamente abonado pelo amigo em disputa pelo Estado.

À medida de enfrentamento entre a ideologia do prefeito e seus distantes em Brasília, não afeta absolutamente nada a relação que ele tem com o povo de Chapecó. O prefeito tomou a melhor direção que pode, dando certo, lhe abrir portas amanhã. Com os demais candidatos, como PT, PDT e PSDB, sua participação vai, se der este resultado, ficar à deriva. Faz parte do processo.

Mas as reações ao candidato do PSL, que tornaram-se opção à fraqueza de Geraldo Alckmin, cresce. Se o seu projeto de sentar na maior cadeira do país der certo, o líder chapecoense poderá ter, se assim se confirmar, uma atenção mais próxima. Dando errado, são consequências de decisões.

Gigante é um quadro de paz, tem princípios e sempre defendeu o respeito pelas pessoas. À toa não foi o reconhecimento dos japoneses pela sua atuação e clareza naquele momento de dor profunda do ocorrido com o time e pessoas ligadas à Chapecoense.

Seu estilo de simplicidade, horror à inconsequência e apelo à verdade, dá a ele grandeza para seguir o que pensa a maioria que, hoje, vota no candidato anunciado. Ele, seus companheiros de administração e leveza, deverão fazer a mesma coisa. Faz parte do jogo, faz parte do processo político democrático.


Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro