Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Curso de escutatória!

Por: Júnior Chisté
19/09/2018 11:00

Já ouviu falar daquela história de que carroça vazia faz um barulho danado? Sim, e obviamente se a carroça estiver cheia, você não ouvirá ela se estiver em mais ou menos numa distância de uns 200 metros!

O que isso quer dizer? Uma pessoa vazia, aquela que absolutamente gosta de vangloriar-se, de ostentar-se, de falar asneiras e que não gosta de ouvir e somente fala por três é a "carroça vazia".

Agora aquela pessoa que gosta mais de ouvir, observar, não provocar fazer qualquer julgamentos e apenas, pelo menos em muitas vezes, guardar seus comentários pra ela (porque tem vezes que você tem que falar as verdades) é aquela pessoa "carroça cheia".

Por isso o título de minha coluna de hoje!

Você possivelmente já viu, leu, te ofereceram um curso de oratória, mas nunca um curso de escutatória. Tanto que esta palavra não existe na língua portuguesa. Demais não?

Ao praticar a oratória aprendemos a expressar tudo aquilo que já sabemos, porém se praticássemos a escutatória, novos horizontes se abririam, evoluiríamos muito mais e com mais volúpia, adicionaríamos mais vida em todos os sentidos, mais sabor às nossas mentes.

O fato é que todos querem falar e falar ao mesmo tempo, emitir suas opiniões. Você já imaginou se as escritas em redes sociais se transformassem em vozes? Seria um verdadeiro caos instaurado!

Hoje há pessoas especialistas em tudo! Vá para sua timeline, para o seu feed de notícias.

Poste uma opinião sobre o seu candidato, quem quer que seja ele.

Poste uma opinião sobre um lugar, uma comida, um esporte, um tipo de calçado.

Sim há especialistas para todas as áreas, todos os setores, eles te chamarão no privado para contar sobre seu ex, sua ex.

Há detetives particulares que nem cobram por seus serviços!

As pessoas mais interessantes são aquelas que sabem um dos adágios mais antigos e ao mesmo tempo atualíssimo "lembre-se que você terá sempre uma boca e dois ouvidos".

Sim, as pessoas mais sábias são aquelas que pensam antes de falar, que observam um a um, o que cada um emite através de suas falas e ações, para depois com maestria emitirem suas opiniões.

Esses praticam a ESCUTATÓRIA a todo instante e são vistos como intelectuais, sábios, talentosos...

Dois ouvidos, uma boca só, lembre-se disso.

E é bom lembrar também que você tem um cérebro e duas mãos...loucas para escrever, escrever, escrever...

Por isso que prefiro muitas vezes o silêncio, ele me diz coisas, ele me trás sabedoria, ele me instiga, ele me provoca e me faz melhor!


Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro