Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sete cursos da Unochapecó são avaliados pelo MEC no primeiro semestre

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/09/2018 16:10 - Atualizado em 24/09/2018 16:12
Unochapecó Instituição teve cursos avaliados e sete deles tiveram nota 4 pelo MEC Instituição teve cursos avaliados e sete deles tiveram nota 4 pelo MEC

No primeiro semestre de 2018, a Unochapecó recebeu avaliadores indicados pelo Ministério da Educação (MEC) para a renovação de reconhecimento de sete cursos de graduação. E mais uma vez a Universidade demonstrou porque é referência em ensino superior na região. Dos cursos avaliados, todos atingiram o conceito 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Ou seja, todos atendem os critérios de qualidade para o seu funcionamento.

Os cursos que conquistaram o conceito 4 na avaliação foram: Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Ciências da Religião, Fisioterapia, Jornalismo e Odontologia. Além dos sete, os demais cursos da Instituição passarão por esse processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento. O motivo é o processo de migração da Unochapecó do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino. A mudança era uma condição para aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Educação Superior (Proies). O Proeis busca reestruturar a saúde financeira das mantenedoras das instituições de ensino superior e garantir a qualidade acadêmica.

Segundo a procuradora educacional da Unochapecó, Alcione Ziliotto, as visitas avaliativas do MEC são importantes para demonstrar a qualidade de ensino, infraestrutura física e de pessoal que a Instituição oferece aos seus estudantes. Ela destaca que um dos principais diferenciais da Unochapecó é a sua infraestrutura, que na maioria das avaliações dos cursos recebeu o conceito 5, ou seja, nota máxima. "O que mais chama atenção dos avaliadores é a infraestrutura, seja os espaços utilizados por cada curso, a organização do site, a biblioteca e os espaços de convivência".

A AVALIAÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão que conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos são: Censo Superior, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e avaliações in loco realizadas pelas comissões.

A avaliação presencial é realizada por dois avaliadores, cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). O processo de visita ao curso é orientado por um documento próprio, 'Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância', e avalia três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro