Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chegará a Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/09/2018 15:29
Prefeitura de Xaxim Atendimentos do Sesc Saúde Mulher iniciam no dia 1º de outubro Atendimentos do Sesc Saúde Mulher iniciam no dia 1º de outubro

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chegará a Xaxim no dia 1º de outubro oferecendo gratuitamente mamografia digital, exame citopalógico (Papanicolau que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde. A solenidade de lançamento acontece às 10h, na Praça Municipal Frei Bruno, Centro, e contará com a presença de autoridades, imprensa e da comunidade.

O projeto fica no município até o dia 14 de dezembro com a previsão de realizar 1.307 exames citopatológicos, 1.272 mamografias e 1.500 atendimentos de educação em saúde. Atenderá de segunda-feira a sexta-feira as mulheres com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde. Os exames estão sendo agendados previamente nas Unidades Básicas de Saúde do município.

“A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher se traduz na essência da interiorização da missão do Sesc, que é cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população. Com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no Estado e contribuímos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres catarinenses”, afirma Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Educação, Saúde e Cultura do Sesc em Santa Catarina.

“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.

SOBRE SESC SAÚDE MULHER

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas.

O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura interna do caminhão, adaptada para portadores de necessidades especiais, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro