Close Menu

Busque por Palavra Chave

POR MAIS XP

Mundo das profissões reunirá alunos de mais de 120 escolas na Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/09/2018 15:43 - Atualizado em 25/09/2018 15:44
Unochapecó Alunos de mais de 120 escolas dos três estados da região Sul vão participar Alunos de mais de 120 escolas dos três estados da região Sul vão participar

Sair do ensino médio e de cara ter que decidir qual carreira seguir pode ser assustador. Quando o Programa de Orientação Profissional da Unochapecó (POP) chegou na escola de Tâmilly Cassol, em Águas Frias, ela já tinha alguns cursos em mente, mas Farmácia não estava entre eles. ''Depois das orientações eu me encantei com a área da Farmácia. No dia do Mundo das Profissões XP, eu fiquei a maior parte do tempo neste curso, conhecendo e tirando dúvidas. Visitar a estrutura da Uno, os laboratórios e os professores foi essencial e muito importante na minha escolha''.

O Mundo das Profissões XP, neste ano, ocorre no próximo sábado (29/09), com início às 13h30. Alunos de mais de 120 escolas, de 82 cidades dos três estados do Sul, estarão presentes. Serão várias atividades, para tornar mais fácil e descontraída esta escolha e a preparação para o vestibular. Agora, Tâmilly vai participar novamente, mas desta vez como acadêmica da Unochapecó. ''Vou passar um pouco do conhecimento que já adquiri na graduação. Espero que, de alguma maneira, eu consiga despertar nos estudantes o que despertaram em mim''.

Se por um lado os alunos estão ansiosos em visitar a Universidade, do outro os professores estão na maior expectativa pela chegada deles. De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, professora Daniela Di Domênico, este é um momento muito importante. ''Pretendemos apresentar de forma breve e dinâmica o que é a contabilidade. Em uma sala vamos apresentar o curso e em outra vamos realizar uma atividade prática, típica da profissão de contador. Estamos muito felizes em receber os alunos''.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Marcio da Paixão Rodrigues, com esse evento, a Instituição reafirma o seu papel comunitário. ''Por meio do POP, a Uno consegue auxiliar os estudantes em suas escolhas profissionais. Faz eles terem um olhar além, pensando em carreira e nas áreas que podem atuar. Além disso, conseguimos trazer os estudantes para dentro da Unochapecó para conhecer sobre as profissões, não só aquelas que são oferecidas pela Universidade, tornando a escolha profissional mais consciente'', ressalta.

O Mundo também é um momento onde é concretizada a promessa da marca da Unochapecó. O diretor de Marketing e Comunicação da Universidade, Matheus Gazola, afirma que o POP é o primeiro contato da marca da Uno com uma nova geração de futuros estudantes da Instituição. ''O Mundo das Profissões é o momento em que a gente mostra, mais do que fala, o que tem para oferecer aos alunos. Mostra a estrutura, o corpo docente qualificado, os acadêmicos atuais vivendo a profissão e dando depoimentos sobre ela. É uma experiência do que é estar na Unochapecó''.

AUXÍLIO NA ESCOLHA

O processo de orientação profissional, de acordo com a coordenadora do POP, Renata Signor, se divide em três etapas. ''A primeira é a construção do projeto de vida, realizada por meio de atividades que estimulem o autoconhecimento. Já a segunda é a construção do projeto profissional, com entrevistas para sanar dúvidas e auxiliar os alunos no processo de tomada de decisão, explorando e integrando aspectos trabalhados ao longo do processo de orientação profissional''.

A terceira e uma das mais importantes fases é o Mundo das Profissões XP, que consiste na visita dos alunos do ensino médio à Unochapecó. ''Esta última etapa é fundamental para o processo, pois permite que o estudante converse com profissionais e conheça a realidade da(s) profissão(ões) que ele demonstrou interesse e afinidade durante as duas primeiras etapas realizadas. Também é importante pois permite que ele vivencie o que é estar em uma universidade e aprofunde seus conhecimentos referentes aos cursos de graduação'', assinala.

PROGRAMAÇÃO

Neste ano, além de todas as atividades organizadas pelo POP e pelos cursos para os estudantes, os professores do Ensino Médio poderão participar da palestra 'O Jovem e o Mundo do trabalho: contribuições possíveis da escola e do professor', que será ministrada pelo professor Odilon Luiz Poli, no Salão Nobre da Universidade. Os participantes, também, poderão participar de muitas atividades de entretenimento, como o simulador de montanha russa, música e interação na kombi do POP. Para encerrar o evento, a consagrada banda de rock com mais de 30 anos de estrada, Nenhum de Nós, cantará seus principais sucessos.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro