Close Menu

Busque por Palavra Chave

ÊXITO

Prêmio Nacional de Saúde Bucal: Chapecó conquista 1º lugar em Santa Catarina e 4ª melhor no Brasil

Prefeitura de Chapecó Chapecó conquistou quarta melhor saúde bucal em nível nacional Chapecó conquistou quarta melhor saúde bucal em nível nacional

A estrutura de atenção à saúde bucal disponibilizada pela Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, aos usuários da rede municipal de saúde garantiu pela quarta vez (2008, 2014, 2015, 2018) a conquista do Prêmio Nacional de Saúde Bucal como Melhor Odontologia de Santa Catarina e quarta melhor saúde bucal em nível Nacional. O Município conquistou os índices participando entre os municípios com população entre 50 mil e 300 mil habitantes.

De acordo com Nilton José Storgatto, gerente de Saúde Bucal de Chapecó, o prêmio é resultado das ações realizadas e da preocupação constante com o encaminhamento e atendimento das Políticas de Prevenção e Manutenção da Saúde Bucal da população chapecoense. Segundo ele, em Chapecó são 26 Centros de Saúde, com 48 consultórios odontológicos e 30 Equipes de Estratégia Saúde da Família Bucal, atendendo com um efetivo de 57 Cirurgiões Dentistas e 55 Auxiliares de Saúde Bucal. O Município conta ainda com um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, com 08 consultórios odontológicos, atendendo em 07 especialidades: Próteses Odontológicas, Radiologia, Odontopediatria, Cirurgia, Pacientes Especiais, Periodontia e Estomatologia (diagnóstico de lesões). São atendidas em média 2.300 consultas por mês.

Nilton explica ainda que na Atenção Básica, nos Centros de Saúde, são realizadas em média 720 consultas diariamente, sem contar as urgências. Nos Centros de Saúde da Efapi e Marechal Bormann, o Município oferece o turno estendido, ou seja, além do atendimento normal da unidade de saúde, das 7h30 às 11h30 e das 13 as 17 horas, atende das 17 as 19 no EEB Marechal Bormann e na Efapi das 18 as 22 horas. Além da atuação das Equipes de Saúde Bucal nos atendimentos nos consultórios, três profissionais realizam ações junto as escolas e creches, desenvolvendo a odontologia preventiva, com escovação orientada, palestras e fazendo o encaminhamento para tratamento curativo daqueles que necessitarem. “Nos últimos anos a Odontologia de Chapecó, no âmbito da Saúde Pública, tem sido destaque em nível estadual e nacional. O comprometimento dos profissionais que atuam nos serviços, aliado às ações da Prefeitura, culminaram na melhoria dos índices de saúde bucal da população chapecoense”, explicou Nilton.

Para o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, premiações como essa mostram que Chapecó está no caminho certo e que os investimentos realizados em saúde, sempre acima do que exige a legislação, tem trazido resultados positivos. “Hoje o Município investe cerca de 30% de seu orçamento na saúde e isso impacta no aumento do número dos serviços oferecidos, na qualidade do atendimento, na melhoria das estruturas e capacitação dos profissionais”, finalizou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro