Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

TECNOLOGIA EM PAUTA

Estudantes de Unochapecó participam de maratona promovida pela Oracle

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/09/2018 17:21 - Atualizado em 28/09/2018 17:21
Unochapecó Estudantes da Unochapecó receberam capacitação da empresa Oracle Estudantes da Unochapecó receberam capacitação da empresa Oracle

Num mundo cada vez mais tecnológico e conectado, os chatbots, robôs que conversam com as pessoas, são adquiridos por empresas que buscam ampliar e acelerar suas plataformas de interação com o público. Neste contexto inovador, os estudantes de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da Unochapecó, receberam o desafio de criar um chatbot com a temática 'Violência contra a mulher'. A atividade fez parte da Maratona da Inovação 'Oracle Experience Chatbot', que aconteceu na Universidade entre os dias 19 e 21 de setembro, durante a programação da 17ª Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias da Área de Ciências Exatas e Ambientais (Acea).

O evento contou com a participação de dois membros da Oracle, que coordenaram as atividades. Além dos estudantes, estiveram presentes, também, integrantes da Comissão da Mulher Advogada, OAB - 5ª Subseção Chapecó e da Secretaria de Assistência Social de Chapecó.

De acordo com a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Mônica Pereira, o evento teve duas características importantes. "A primeira pelo fato de estarem adquirindo conhecimento, por ser uma tecnologia relativamente nova. A segunda por estarem agregando isso a um componente social para melhorar a vida das pessoas".

Com o objetivo de integrar os acadêmicos e incentivar o desenvolvimento dessas soluções, durante a maratona, os participantes foram divididos em grupos. Eles ficaram responsáveis em criar a ideia, definir a função e o assunto abordado, realizar a programação e, no final, visualizar na prática como o chatbot funciona por meio de uma interação pelo Facebook.

A atividade, para o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro de Oliveira, além de proporcionar o contato dos estudantes com novas tecnologias, também promoveu a integração com outras áreas, no caso o direito. "A importância é trabalhar para resolver o problema de pessoas, ajudar a sociedade", assinala.

A Unochapecó sempre busca a aproximação com grandes players mundiais de tecnologia, como a Oracle, empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, especializada no desenvolvimento e na comercialização de hardware, softwares e de banco de dados. O contato iniciou durante uma visita à sede da empresa, em São Paulo, pelo diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister.

"Os bots inteligentes podem ser empregados em alguns serviços com habilidade de suporte, orientação e tirar dúvidas com conversas. Fico feliz com o envolvimento da comunidade e o sucesso do evento cumprindo mais uma vez nosso papel comunitário", destaca Lissandro.

A maratona, para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, é uma oportunidade para os estudantes vivenciarem o processo de criação com o uso da tecnologia. "A inovação não está mais restrita aos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das empresas. As organizações estão abrindo os olhos para as soluções geradas pela comunidade, mercado e academia", finaliza.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro