Close Menu

Busque por Palavra Chave

IMPEDIDOS

16% dos eleitores de Lajeado Grande não poderão votar nesta eleição

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/10/2018 09:36 - Atualizado em 01/10/2018 15:01
Divulgação/LÊ Os municípios que fazem parte da 48ª Zona Eleitoral, Lajeado Grande e Marema tiveram títulos cancelados Os municípios que fazem parte da 48ª Zona Eleitoral, Lajeado Grande e Marema tiveram títulos cancelados

Por Vitória Schettini

A fim de evitar o cancelamento dos títulos dos eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico, em todo o País, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) impetrou com uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com advogados da sigla partidária, aproximadamente 4 milhões de eleitores não poderão votar nas eleições de outubro, uma vez que não cumpriram o prazo de recadastramento.

Na última quarta-feira (26/09), o pedido foi indeferido pelos ministros do STF, que decidiram manter a decisão pelo cancelamento dos títulos de eleitor de quem não realizou a biometria. Os documentos perderam a validade em razão de que não foram submetidos ao processo de biometria, segundo consta na legislação eleitoral. Em Santa Catarina, são 125 mil títulos de eleitor invalidados, sendo que no Oeste são 10.019 documentos cancelados em 18 cidades.

Ponte Serrada foi a que teve a maior baixa nos documentos, 1.239 títulos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que publicou na última quinta-feira (27), a lista de cidades em que eleitores tiveram o título eleitoral cancelado. Desde as eleições de 2008, a biometria é utilizada nas votações, para agilizar e modernizar o procedimento. Com esse objetivo, a Justiça Eleitoral realizou procedimento de cadastramento de biometria em algumas cidades do Estado e com ela, a atualização do cadastro eleitoral. Quem não compareceu no prazo estipulado, não vai poder votar nas eleições de primeiro e segundo turno de 2018.

Entre os eleitores dos municípios que compõem a 48ª Zona Eleitoral, os votantes de Lajeado Grande e Marema que não compareceram ao Cartório da 48ª Zona Eleitoral, que fica em Xaxim, tiveram os títulos cancelados, para regularizar a situação eleitoral, prazo que era até novembro de 2017.Devido à necessidade de recontagem de eleitores nessas cidades, a biometria foi obrigatória e quem não a fez, teve o documento eleitoral cancelado.

CIDADES QUE FORAM AFETADAS COM TÍTULOS CANCELADOS NA 48ª ZONA ELEITORAL

Lajeado Grande

1.303 eleitores

214 títulos cancelados

16,4% dos eleitores

Entre Rios

2.886 eleitores

Não houve cancelamento

Marema

1.856 eleitores

175 títulos cancelados

9,42% dos eleitores


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro