Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher inicia atendimentos na Praça Frei Bruno em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/10/2018 14:41 - Atualizado em 01/10/2018 14:44
Prefeitura de Xaxim Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim, Adriana Mattiello Coltro, agradeceu ao Poder Público pela ação Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim, Adriana Mattiello Coltro, agradeceu ao Poder Público pela ação

Autoridades municipais, representantes do Sesc, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim, servidores municipais e representantes da imprensa local participaram na manhã desta segunda-feira (1º), na Praça Frei Bruno, da solenidade de instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no município de Xaxim. A Unidade Móvel irá ofertar gratuitamente mamografia digital, exame Papanicolau e diversas ações educativas para a população xaxinense. O ato também marcou o início do Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização ao cuidado com a saúde da mulher.

Durante a solenidade o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, agradeceu ao Sesc por acolher novamente o pedido do município e proporcionar os exames e cuidados às xaxinenses. “É uma imensa alegria receber mais uma vez a Unidade Móvel do Projeto Sesc Saúde Mulher e proporcionar estes exames que são tão importantes para a saúde das mulheres. Estamos investindo muito na saúde e, cada vez mais, nosso compromisso é cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo”, frisou.

O vice-prefeito, Adriano Bortolanza expôs que “esta parceria entre Administração Municipal de Xaxim e Sesc é fundamental para todos nós, que temos o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os exames ofertados são uma ferramenta muito importante para a prevenção e, também diagnóstico precoce, o que auxilia no tratamento e na cura das doenças. Solicitamos que todas as mulheres inscritas que participem e que estejam com os exames em dia”, ressaltou.

O secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado observou que “a Unidade Móvel foi colocada mais uma vez no local estratégico, para que todas as mulheres possam realizar os exames já agendados. Proporcionar esses exames às xaxinenses é motivo de satisfação principalmente durante o período de alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Agradeço mais uma vez a vinda do Sesc ao nosso município, a parceria também com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e, juntos, vamos fazer um ótimo trabalho de forma integrada”, pontuou.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim, Adriana Mattiello Coltro, reforçou que “a Rede realiza em todos os meses a realização dos exames preventivos e orientações em saúde para todas as mulheres que buscam pelo atendimento. O município também cede o médico e a enfermeira para a realização destes exames preventivos e, agora, juntos estamos realizando mais uma ação em prol da saúde das xaxinenses. Lembro à todas as mulheres a importância da prevenção e agradeço ao Poder Público Municipal e Secretaria de Saúde e Sesc por essa importante parceria”, enalteceu.

De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel do Sesc, Crisciani Ninow, “com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no Estado e contribuímos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das catarinenses. Fomos muito bem acolhidos no município de Xaxim no ano anterior e isso contribuiu para que neste ano, em outubro, estivéssemos mais uma vez atendendo às mulheres do município e, também, as mulheres de Marema e Lajeado Grande. Vamos permanecer até a metade de dezembro na Praça Frei Bruno com a realização dos exames na faixa etária preconizada e, também com várias ações educativas de prevenção em saúde”, finalizou.

De segunda a sexta-feira, a Unidade Móvel permanecerá na Praça Frei Bruno até o dia 14 de dezembro. Neste período, a estimativa é que sejam realizados 1.272 exames mamografia digital e 1307 exames citopatológicos, além de 1.500 atendimentos em educação em saúde, que foram agendados previamente pela Secretaria Municipal da Saúde.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro