Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó lança projeto sustentável no Shopping Pátio Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/10/2018 17:30
Unochapecó Projeto será apresentado ao público no dia 05 de outubro, às 10h, na praça de alimentação do Shopping Pátio Chapecó Projeto será apresentado ao público no dia 05 de outubro, às 10h, na praça de alimentação do Shopping Pátio Chapecó

Você já deve saber que o termo ‘telhado verde’ refere-se a um telhado coberto de vegetação. Mas você conhece os benefícios que essa técnica oferece? Acredite, é muito mais do que um ambiente bonito e agradável, é também uma forma de ajudar o meio ambiente e oferecer bem-estar às pessoas. Entre as vantagens de ter um telhado verde, está a melhora da qualidade do ar das cidades, a redução do consumo de energia do imóvel e o aumento da biodiversidade. Agora, imagine aplicar isso em um shopping. O número de pessoas beneficiadas torna-se muito maior.

É com esse intuito, de oferecer, principalmente, qualidade de vida às pessoas, que o curso de Agronomia da Unochapecó, a Rede de Inovação da Universidade e o Programa Verde Vida colocaram em prática o projeto Pátio Verde. A ação tem como objetivo dar destino aos resíduos orgânicos gerados na praça de alimentação do Shopping Pátio Chapecó, que chegam a 15 toneladas por mês, por meio de compostagem e produção de hortaliças, plantadas no telhado do shopping. A ação já iniciou e o telhado verde está pronto, mas vai ser no dia 05 de outubro que a proposta será apresentada ao público, às 10h, na praça de alimentação, em comemoração ao sétimo aniversário do shopping.

De acordo com o professor do curso de Agronomia, Fábio José Busnello, os acadêmicos participaram ativamente do projeto, com a responsabilidade de orientar e informar sobre os cuidados e a condução do plantio, assim como os métodos e procedimentos do manejo das hortaliças. Já o programa Verde Vida ficou responsável pelo processo de compostagem dos resíduos orgânicos, posteriormente transformados em adubo. Com isso, as hortaliças cultivadas, a partir de agora, serão disponibilizadas de forma gratuita aos colaboradores do shopping e entidades sociais da cidade.

Ainda de acordo com o professor, o projeto é visto como pioneiro no Estado e é o terceiro do país. "Destaca-se como o primeiro a envolver uma instituição de ensino, pesquisa e extensão como parceira direta com suporte de base técnica científica na construção e auxílio deste projeto", complementa. Isso comprova como a Unochapecó é uma instituição ativa, inclusive quando se trata de assuntos referentes à sustentabilidade.

Para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Uno, professor Rodrigo Barichello, é cada vez mais comum ver empresas adotarem práticas ambientais em suas políticas de gestão. Além disso, o Pátio Verde vai ao encontro da adesão da Universidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). "As ações relacionadas com o Movimento fazem parte de uma agenda global para tornar o mundo um lugar melhor e com perspectivas sustentáveis a longo prazo", comenta.

Agora, o projeto, além de dar um diferencial inovador ao ambiente no qual está inserido, visa beneficiar a comunidade e estimular que mais ideias em torno da sustentabilidade surjam. "A implementação do projeto pode favorecer e fortalecer o reconhecimento e a confiabilidade no uso desta prática inovadora, nos princípios de produção de hortaliças. Por meio do telhado verde, envolve um conjunto de técnicas e metodologias que podem auxiliar no desenvolvimento sustentável em várias escalas de abrangência na comunidade, com visibilidade tanto regional quanto estadual", finaliza Fábio.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro