Close Menu

Busque por Palavra Chave

Caps de Xaxim realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/10/2018 11:29 - Atualizado em 05/10/2018 11:30
Prefeitura de Xaxim  Pacientes do Caps se reuniram na manhã de hoje na Praça Frei Bruno Pacientes do Caps se reuniram na manhã de hoje na Praça Frei Bruno

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Xaxim realizou na manhã de hoje (05) uma confraternização na Praça Frei Bruno, caminhada e grupo de canto com pacientes da unidade. A atividade diferenciada aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado na próxima quarta-feira (10). Já no dia 15, serão realizadas sessões de cinema no auditório do Caps com os grupos terapêuticos. Ainda durante esse mês, serão realizadas atividades de conscientização da importância da saúde mental nas mídias locais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental não é só a ausência de doença, mas uma situação de bem-estar físico, mental e social. Ainda conforme a OMS, os problemas de saúde mental mais frequentes são ansiedade, depressão, dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas como a esquizofrenia, deficiência intelectual e demências.

De acordo com a coordenadora do Caps de Xaxim, Cleri Sotilli, “a depressão é a doença mental mais freqüente, sendo uma causa importante de incapacidade. Ao longo da vida, todos nós podemos desenvolver problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental”, pontuou.

Ainda conforme ela, “mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas e, através de medidas de reabilitação, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida. No município de Xaxim, o tratamento pode ser desenvolvido nos ESFs de referência do paciente e, se necessário é realizado o encaminhamento para o Caps, onde é realizado o acolhimento e dependendo de cada caso é organizado um planejamento terapêutico individualizado podendo ser composto por atendimento psicológico, psiquiátrico, acompanhamento nos grupos disponibilizados”, ressaltou Cleri.

O CAPS

O Caps de Xaxim está apto a receber portadores de transtornos mentais severos e persistentes: encaminhados pelas ESFs em qualquer idade; e usuários de álcool e de outras drogas, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O Centro de Atenção Psicossocial dispõe de uma equipe técnica especializada com enfermeira, técnica de enfermagem, psicólogas, assistente social, médico psiquiatra e médico clínico, artesã, motorista, auxiliar de serviços gerais, estagiários de psicologia e administrativo para realizar os atendimentos.

SAÚDE MENTAL

Para manter uma boa saúde mental não se isole; reforce os laços familiares e de amizade; diversifique os seus interesses; mantenha-se intelectual e fisicamente ativo; consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro