O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Xaxim realizou na manhã de hoje (05) uma confraternização na Praça Frei Bruno, caminhada e grupo de canto com pacientes da unidade. A atividade diferenciada aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado na próxima quarta-feira (10). Já no dia 15, serão realizadas sessões de cinema no auditório do Caps com os grupos terapêuticos. Ainda durante esse mês, serão realizadas atividades de conscientização da importância da saúde mental nas mídias locais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental não é só a ausência de doença, mas uma situação de bem-estar físico, mental e social. Ainda conforme a OMS, os problemas de saúde mental mais frequentes são ansiedade, depressão, dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas como a esquizofrenia, deficiência intelectual e demências.
De acordo com a coordenadora do Caps de Xaxim, Cleri Sotilli, “a depressão é a doença mental mais freqüente, sendo uma causa importante de incapacidade. Ao longo da vida, todos nós podemos desenvolver problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental”, pontuou.
Ainda conforme ela, “mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas e, através de medidas de reabilitação, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida. No município de Xaxim, o tratamento pode ser desenvolvido nos ESFs de referência do paciente e, se necessário é realizado o encaminhamento para o Caps, onde é realizado o acolhimento e dependendo de cada caso é organizado um planejamento terapêutico individualizado podendo ser composto por atendimento psicológico, psiquiátrico, acompanhamento nos grupos disponibilizados”, ressaltou Cleri.
O CAPS
O Caps de Xaxim está apto a receber portadores de transtornos mentais severos e persistentes: encaminhados pelas ESFs em qualquer idade; e usuários de álcool e de outras drogas, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
O Centro de Atenção Psicossocial dispõe de uma equipe técnica especializada com enfermeira, técnica de enfermagem, psicólogas, assistente social, médico psiquiatra e médico clínico, artesã, motorista, auxiliar de serviços gerais, estagiários de psicologia e administrativo para realizar os atendimentos.
SAÚDE MENTAL
Para manter uma boa saúde mental não se isole; reforce os laços familiares e de amizade; diversifique os seus interesses; mantenha-se intelectual e fisicamente ativo; consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro