Fim da primeira etapa
Chegamos ao final do primeiro turno. Restando apenas amanhã para fazer campanha, o sentimento é de que o processo eleitoral desse ano, foi atípico, tímido, diferente e estranho. Os candidatos esperavam que os eleitores estariam mais empolgados. Desmotivados, em virtude do comportamento da classe política nos últimos anos, o cidadão brasileiro escondeu os dentes. Sorrir em tempos onde são grandes os escândalos de corrupção, seria hipocrisia.
1 mês
Há quase 1 mês, os brasileiros celebravam mais uma vez, a independência do Brasil. Lembrando do grito de Pedro Álvares Cabral, a atitude no próximo domingo deverá ser a mesma. Os brasileiros querem ver um país liberto. Liberto da corrupção, liberto da malandragem política, liberto da politicagem, liberto do roubo, que assaltou os cofres do país.
Consciência tranquila
Quem não vendeu o voto, quem decidiu votar sem pressão qualquer, até porque o voto é secreto, poderá no próximo dia 7, dormir tranquilamente, independente de qual for o resultado. Quem se omitir, ou praticar algum ato fora da ética, deverá saber o mal que está cometendo. É o futuro do país em jogo. Jogo onde todos estão envolvidos. A torcida fará a diferença.
Renovação
Ao que tudo indica, será baixa a renovação na ALESC e na representação catarinense na câmara dos deputados. Poucos nomes deverão emplacar e conseguir chegar pela primeira vez. A mini reforma política, aprovada á pouco tempo atrás, contribui pra isso. O comportamento dos partidos, em relação ao fundo partidário, também.
Preteridos
Em alguns casos, quem tenta uma vaga pela primeira vez, acabou sendo preterido, por aqueles que já possuem mandato. Alguns partidos, destinaram de forma desproporcional o dinheiro, do fundo partidário. Quem tem mandato, recebeu mais.
Novatos
Outro fato a se confirmar no próximo domingo, será a representação de partidos que até pouco tempo, não tinham espaço na política catarinense. A exemplo do PSL, da extrema direita, e PSOL da extrema esquerda, novas caras irão aparecer na ALESC a partir de 2019. Acontece que pela força do voto de legenda, PSL e PSOL, deverão emplacar no mínimo 1 deputado cada, e dessa forma garantir a representação.
O Espelho adverte
Vote consciente, vote pelo país e pelo estado que você ama. Votando com razão, e dando o lugar necessário a emoção, o eleitor brasileiro certamente escolherá a melhor opção. A receita é simples e não tem erro. Votar pensando no presente, sem olhar para o futuro é besteira. De qualquer maneira a lei da semeadura não falha. Se plantarmos bem o nosso voto, no tempo certo, colheremos os frutos da boa semente. Bom voto.Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro