Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Árvore, fazer e ser e o voto

Por: João Lamarque de Almeida
08/10/2018 11:08 - Atualizado em 01/07/2020 11:06

Nossa irmã árvore

Às vésperas da primavera, a data relembra que a saúde de nosso planeta depende das florestas. E alerta para um a tragédia em curioso; a cada 10 segundos, 1000 árvores são derrubadas na Terra. Por si, quantas árvores você já plantou? Rubem Alves (1933 – 2014), poeta e educador, gostava de perguntar de quantas cuidamos, mesmo sem saber se aproveitaremos seus atributos e sua sombra.

Fazer e ser

Você não tem de fazer, você tem de ser. Quando num grupo as pessoas se apresentam, elas dizem “eu sou um engenheiro”, “eu tenho um negócio”, “eu sou um alto funcionário de uma empresa”. Todos mostram o protagonista, os produtos, mas não mostram o seu eu. Seu verdadeiro papel na vida é o que você é, usas qualidades, sua capacidade de se interessar pelo outro, seu papel de construtor em um mundo melhor. “Ser é a grande realização, saber que você não está simplesmente no mundo, mas faz parte do universo, de um universo que precisa de você, que espera de sua ação dias mais plenos, em que a violência e o desprezo pelo próximo serão substituídos pelo amor que realiza e constrói o bem.

O voto

Sem burrice, portanto. Se o voto parece insuficiente para solucionar os bons, a omissão certamente ajudará a eleger os maus. Se queremos um Brasil melhor, temos que ajudá-lo a se tornar melhor, com ceticismo, crítica e indignação, mas também com participação, comprometimento e o bom uso deste privilégio democrático que é o voto pessoal, consciente e intransferível.


Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro