Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Bússola, idoso e provérbio catalão

Por: João Lamarque de Almeida
15/10/2018 10:32 - Atualizado em 01/07/2020 11:06

Bússola do líder

Circular pelas cidades, com as mudanças no trânsito, mesmo usando o GPS corre-se o risco de pegar o caminho errado. Foi-se o tempo em que, para chegar a um destino, podia-se perguntar alguém na rua: “Onde fica tal lugar?”. São muitos os que estão perdidos. Mas não é assim a vida? Se quisermos caminhar com segurança pelas estradas da vida, precisamos conhecer bem o território e também os nossos mapas atualizados. Para mim, o melhor jeito é usar a bússola que aponta sempre para o propósito e que me ajuda a escolher os melhores caminhos para atingi-lo. Além de apontar para o propósito, sinaliza quais são os meus valores. Sem ela, nenhum indivíduo caminha bem nesse mundo. Sem ela, ninguém é capaz de liderar. Qual a sua bússola?

Idoso

A família é apontada por estudiosos do envelhecimento com o elemento mais frequentemente mencionado por idosos como importante no seu bem-estar. A família sofreu mudanças importantes decorrentes da maior participação da mulher no mercado de trabalho, da redução do tamanho da família, do surgimento de novos papéis de gênero e da maior longevidade. Deve haver uma priorização do atendimento ao idoso necessita.

Provérbio catalão

“Coração limpo, cabeça alta”. São catalães os habitantes da Catalunha, na Espanha. Os quase oito milhões de catalães falam uma língua derivada com latim popular, como espanhol e o italiano. Sua maior cidade é Barcelona. O provérbio se assemelha a este outro: quem não deve, não teme. Ou ainda, o medo é a sombra da má consciência. Ou ainda, este outro provérbio português, em forma negativa. Quem tem culpa no cartório não pode dormir em paz. O provérbio nos ensina a não carregar pela vida, maldades e a culpa de males feitos. Já o poeta Horácio escrevera num dos seus poemas. O homem de vida íntegra não precisa de arco e flechas envenenadas para se defender aonde quer que viaje.

Pensamento

Quem não sabe zelar pelo que tem, não pode reclamar aquilo que não tem.

- B. S. Bastos


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro