Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim inicia Projeto Mente Saudável

Prefeitura de Xaxim Ao todo, 34 pacientes iniciaram as atividades no Projeto Mente Saudável Ao todo, 34 pacientes iniciaram as atividades no Projeto Mente Saudável

Iniciaram nesta segunda-feira (16) as atividades do Projeto Mente Saudável do Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é oferecer apoio psicológico aos pacientes que buscam a perda de peso e a melhoria da qualidade de vida. Assim, os participantes contarão com o apoio da psicóloga e especialista em Emagrecimento Consciente, Neusa Mazzola Varnier, que é também idealizadora do Projeto, em parceria com a Secretaria.

Os participantes do Projeto Mente Saudável também contarão com a colaboração da médica endocrinologista Bruna Carazzo, da nutricionista Alessandra de Conto e do preparador físico Pedro Mattos. Conforme secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, “os encontros serão mensais com atividades físicas, palestras e atendimentos individualizados pelos profissionais envolvidos.

Ainda de acordo com o secretário Davi, “a prevalência da obesidade vem aumentando entre adultos, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, pelo menos, 1 bilhão de pessoas apresente excesso de peso, das quais 300 milhões são obesos. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento e domínio sobre o pensamento e o comportamento, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde com relação a estilo de vida saudável”.

Conforme a psicóloga Neusa, “a psicologia pode ser uma essencial fonte de ajuda, já que se sabe da dificuldade real do momento de manutenção da dieta. Para que o peso seja mantido, é imprescindível que o indivíduo continue tendo constante controle da alimentação e exercendo hábitos de vida saudáveis”. A profissional ressalta ainda que “a obesidade não é considerada um transtorno alimentar e tampouco um distúrbio psiquiátrico, mas problemas emocionais podem surgir em decorrência da obesidade, bem como a obesidade pode surgir em decorrência de problemas emocionais, tais como ansiedade e depressão”.

Os encontros serão mensais e contarão com atividades físicas, palestras e atendimentos individualizados pelos profissionais envolvidos. Ao todo, 34 pacientes iniciaram as atividades e estão determinados a mudar de vida.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro