Close Menu

Busque por Palavra Chave

Programa Cidade Empreendedora seleciona as prioridades de inovação e turismo em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/10/2018 15:24 - Atualizado em 16/10/2018 15:28
MB Comunicação Seminário visou elencar as prioridades do eixo de Inovação & Sustentabilidade Seminário visou elencar as prioridades do eixo de Inovação & Sustentabilidade

Discutir e iniciar o desenvolvimento do plano de ação para promover os eixos de Inovação & Sustentabilidade e de Turismo & Bem-estar. Com este foco, o Sebrae/SC e a Prefeitura de Chapecó promoveram, na última semana, seminários reunindo representantes do Poder Público Municipal, de entidades e empresários.

A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora implantado no início deste ano com o objetivo de planejar, implementar e gerenciar medidas para intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais. Os dois eixos estão entre os cinco prioritários que vêm sendo trabalhados no Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM). A intenção é debatê-los enquanto geradores de riqueza, desenvolvimento econômico e social do município e região.

Os eventos foram conduzidos pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC Fábio César de Moraes. No eixo de Inovação & Sustentabilidade foram elencadas as ações que visam incentivar projetos colaborativos entre academia e o setor produtivo, fomento às matrizes produtivas, fortalecimento do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instrumentos de garantia e acesso ao crédito para empresas que promovam a inovação e o desenvolvimento de tecnologias, entre outras.

Na visão do empresário Fabio Luiz Furtado, da BRGTI o PEDEM é fundamental para Chapecó porque segmentou as ações em eixos relevantes e que podem ajudar muito na transformação da cidade. Sobre o eixo de Inovação & Sustentabilidade salientou que as discussões e ideias debatidas por empresários, comunidade e Poder Público permitem gerar novidades e ações que contribuirão para um direcionamento de iniciativas pontuais no município, otimizando e efetuando resultados e melhorias para todos os envolvidos nesse segmento.

O seminário de Turismo & Bem-estar prioriza ações de estímulo e desenvolvimento da cultura criativa (artesanato), estruturação de plataforma digital para o acesso à informação pelo turista, fortalecimento da governança e sensibilização do empresariado e da sociedade para o potencial turístico, criação do Observatório de Eventos, monitoramento dos indicadores socioeconômicos e estruturação da infraestrutura para a realização de eventos, entre outras.

Para a técnica de turismo do Sesc Chapecó, Jéssica Longo, o encontro foi essencial para obter uma visão geral do trabalho que vem sendo desenvolvido no segmento que hoje destaca-se na área de eventos, bem como unir forças e pessoas para fomentar as prioridades levantadas. “Além de promover o desenvolvimento do setor, é importante a adoção de estratégicas fortes de marketing para que a população tenha conhecimento sobre as oportunidades que pode aproveitar. Já temos algumas iniciativas importantes, mas que muita gente desconhece em função da programação não chegar até o público-alvo”, observou.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Énio Parmeggiani, destaca que os seminários oportunizaram evoluir proposições. “Inovação & Sustentabilidade evidencia como estratégica a articulação, integração e consolidação dos aspectos fundamentais de propulsão do ecossistema, além de demanda para formação de fundos que garantam e propiciem acesso ao crédito para os empreendimentos. O eixo turismo promove a reflexão sobre as iniciativas como o uso de plataforma digital articulada e participativa pelos empreendedores e agendas alinhadas ao segmento. A qualificação profissional, a infraestrutura, o aeroporto, estradas e equipamentos também são destacados pela governança”.

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Sander, enfatiza que o envolvimento dos setores público e privado e representantes da comunidade vem sendo fundamental para a construção do plano. “Com a união de todos, não tenho dúvidas de que teremos sucesso no alcance das metas de termos um município reconhecido nacionalmente em educação, ciência e tecnologia e consolidado no Mercosul como principal destino turístico de eventos e de bem-estar. Aliado a isso, ainda temos outros três eixos que também vêm sendo trabalhados para aproveitarmos as oportunidades existentes e desenvolvermos ações para tornar o município ainda mais desenvolvido e sustentável”, finaliza.

O PLANO

O PEDEM visa fomentar a economia do município com base no planejamento dos eixos estratégicos para promoção do crescimento econômico e social de forma sustentável. Além do eixo “Turismo & bem-estar” e de “Inovação & Sustentabilidade”, o plano inclui os segmentos de “Indústria & Bens de Capital”, “Agroalimentar” e “Integração & Logística”. O Programa Cidade Empreendedora contempla 34 soluções em vários setores visando atender demandas que incluem a promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas para estruturar políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, programa de educação empreendedora, entre outros aspectos.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro