Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projete Júnior envolve alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/10/2018 15:02
Unochapecó O Projete Júnior oferece serviços mais em conta à comunidade, comparando com preços do mercado O Projete Júnior oferece serviços mais em conta à comunidade, comparando com preços do mercado

Projetar com as próprias mãos o local que será o novo lar de alguém, não é apenas pôr no papel um projeto com linhas, número e medidas, é transcrever sonhos. A cada encontro dos traços, um novo desenho ganha forma e faz com que a realização deste projeto esteja mais perto de se tornar real. É isso que a Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó (Projete Júnior) faz para a comunidade, com um preço mais acessível se comparado ao mercado.

Adquirir experiências práticas que auxiliem na vida profissional, foi a ideia que deu o pontapé inicial para que três alunos de Engenharia Civil da Uno, juntamente com o auxílio da coordenação do curso, criassem em 2016 a Projete Júnior. Por meio da força de vontade dos estudantes, foi realizado todos os processos legais para a abertura da empresa, e como sabemos, nem todo começo é fácil. Foi com passos lentos, colocando um tijolinho de cada vez, que a empresa ganhou forma e hoje já conquistou espaço no mercado de trabalho.

É o amor pela profissão que move os estudantes a fazer com que a empresa tenha cada vez mais visibilidade. Desde o começo, os acadêmicos se dedicam de forma voluntária e reúnem-se todas as terças e quartas-feira à tarde e quintas-feira pela manhã para prestar serviços à população. “Qualquer pessoa da comunidade pode utilizar dos nossos serviços. Realizamos aqui na empresa os projetos arquitetônicos, hidro, elétrico e estrutural, tudo depende da demanda do nosso cliente”, destaca a vice-presidente da empresa, a estudante de Engenharia Civil, Letícia dos Santos.

Atualmente, a empresa é composta por 16 alunos que recebem ajuda dos professores Mario Hitter, de Engenharia Civil, e Gabriela Borges, de Arquitetura e Urbanismo. Os estudantes podem participar das atividades da Projete Júnior a partir do 2° período da graduação dos dois cursos. Assim, o estudante pode fazer parte da equipe até o dia que terminar a sua caminhada na graduação. É como a realização de um projeto, há o tempo de produção, mas em algum momento o ciclo chega ao fim. Porém, o mais importante é que o que foi produzido segue existente para outras pessoas usufruírem do legado conquistado.

EXPERIÊNCIA ALÉM DA SALA DE AULA

Para o atual presidente da Projete Júnior e acadêmico de Engenharia Civil, Welliton dos Santos, essa troca de conhecimentos com demais acadêmicos faz com que os projetos sejam bem desenvolvidos e melhor estruturados. “Nós dividimos o serviços por subgrupos de acordo com a afinidade de cada pessoa. Essa experiência é muito importante, pois aprendemos a conviver e ouvir as sugestões de nossos colegas, isso qualifica o resultado final”, comenta.

Além de poder colocar em prática o que é aprendido teoricamente em sala de aula, os acadêmicos desenvolvem habilidades extras, como por exemplo, administrar uma empresa. Tudo o que é relacionado com a Projete Júnior passa pelas mãos dos integrantes, desde a realização de processo seletivo, quando alguns dos integrantes está deixando a equipe, até pagamentos de contas, contratos com os clientes e controle dos valores que entram com a realização dos projetos.

Até o momento, a equipe já realizou diversos projetos que foram aprovados, entre eles a realização de duas casas. O valor cobrado pelos serviços varia de acordo com a especificidade das solicitações e demanda do cliente. Desta forma, o dinheiro adquirido não é repassado para nenhum integrante do grupo, ele é revertido a pagamentos de contas, que surgem durante o processo de construção do projeto, e para qualificação dos estudantes através de cursos de aperfeiçoamento.

Segundo uma das acadêmicas de Engenharia Civil, integrantes da empresa, Darlis Devise, ter esse local de aprendizado dentro da Instituição é extremamente importante para a formação profissional. “É muito válido ter uma Empresa Júnior dentro da instituição, isso valoriza os cursos e faz com que os acadêmicos se interessem a participar e conhecer o que desenvolvemos aqui”, destaca.

A liderança e o trabalho em grupo possibilitam o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos. A professora Gabriela Borges enfatiza a importância de ter uma Empresa Júnior dentro da instituição. "Esse acesso possibilita conexão com o mercado de trabalho e desenvolve competências empreendedoras aos estudantes. Assim, eles adquirem experiências para se tornar um bom profissional antes mesmo da formação acadêmica", finaliza.

A Projete Júnior fica localizada no bloco L da Unochapecó e está sempre disponível para projetar novas ideias. Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo podem ser encontradas pelo Facebook.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro