Close Menu

Busque por Palavra Chave

EXCLUSIVO

Ex-prefeito de Xaxim, Osmar Conte morre aos 92 anos em Florianópolis

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/10/2018 14:03 - Atualizado em 18/10/2018 14:05
Arquivo/LÊ Osmar Conte governou Xaxim há 50 anos e deixou suas marcas na história municipal Osmar Conte governou Xaxim há 50 anos e deixou suas marcas na história municipal

Segundo prefeito eleito de Xaxim, Osmar Conte, que governou o município de 1959 a 1964, faleceu na noite desta terça-feira (16), em Florianópolis. Rosita Conte, filha do ex-prefeito, contatou o LÊ NOTÍCIAS para informar sobre a passagem de seu pai, que faz parte da história municipal. “É com muita dor no coração, que venho comunicar o falecimento de meu pai, Osmar Conte, aos 92 anos, vítima de parada cardíaca, em sua casa em Florianópolis”, conta Rosita.

Ainda, a filha de Osmar Conte ressalta a integridade de seu pai, que foi uma das marcas de sua vida. “Meu pai deixou muitas lembranças e memórias que levarei comigo para sempre. Hoje meu coração está com dor, mas quero que todos saibam que Osmar Conte foi uma pessoa que nunca será esquecida, homem honesto, político que fez a diferença em sua época, empresário que nunca explorou ou perseguiu seus funcionários, pai de família que sempre honrou sua esposa e filhos, pessoa perseverante no futuro e sempre a frente de seu tempo. Descansa em paz, meu Pai”, finalizou Rosita.

Osmar deixa a esposa Rosita, com quem era casado há 52 anos, comemorados no último dia 08 de outubro, os filhos Osmar, Edson e Rosita, além dos netos Nágela Rosita, Carla Rafaela, Larissa, Osmar Neto e Valentina (in memoriam).

ALGUNS ATOS DE OSMAR CONTE

O ex-prefeito isentou, em 1960, os impostos prediais de novas construções de alvenaria e autorizou a aquisição de um trator rodoviário e abriu crédito especial. Em 1961, Conte estabeleceu horário para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e industriais; modificou o nome de duas ruas e as denominou Rua do Comércio e Rua Frei Bruno; dispôs sobre a construção de dois prédios de madeira para o patrimônio do município; criou mais um cargo de tratorista; criou o cargo de mecânico; autorizou a criação do Departamento Municipal de Telecomunicações; criou a Biblioteca Pública Municipal Desembargador Alves Pedrosa e criou os impostos de "Transmissão Inter-Vivos" e "Territorial Rural". No ano seguinte, o ex-prefeito concedeu ajuda aos distritos que possuíam usinas elétricas e autorizou; concedeu isenção de impostos ao Cine Guarany e celebrou convênio com o gabinete de planejamento do Plano de Metas do Governo do Estado. Em 1963, autorizou o Executivo a iniciar obras de calçamento na cidade e autorização e organizou os serviços de inseminação artificial do rebanho bovino. No último ano de mandato, Conte autorizou a contratação de serviços de projeção da rede de abastecimento de água potável.

LEIA TAMBÉM:

Conheça a vida política de Osmar Conte, o segundo prefeito eleito em Xaxim


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro