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“Inclusão no Olhar das Crianças” visa estimular estudantes da Rede Municipal de Ensino de Xaxim a respeitar as diferenças

Prefeitura de Xaxim Inclusão será trabalhada nas escolas municipais de Xaxim Inclusão será trabalhada nas escolas municipais de Xaxim

Sensibilizar alunos e profissionais da Educação através de dinâmicas, rodas de conversa sobre inclusão e entrega de folders que explicam sobre a transtornos e deficiências é o objetivo do Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o trabalho “Inclusão no Olhar das Crianças”. Entre os dias 23 de outubro a 7 de novembro, as atividades deste Projeto serão desenvolvidas nas escolas municipais nas turmas de 5º e 6º anos e idades entre oito e 13 anos, que se tornarão instrumentos de disseminação dos novos conhecimentos com as demais turmas das escolas.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, professor Rubens Marafon, “a iniciativa visa ressaltar a importância da inclusão acontecer de forma plena e o quanto beneficia essas pessoas bem como todos os que cercam na troca de experiências e aprendizados, pois quando se entende um pouco das características de cada pessoa com deficiência ou transtorno é possível respeitar e valorizar o diferente, pois os saberes se constroem com a diversidade”.

Ainda conforme o professor Rubens, “o objetivo é que um número maior de crianças conheça mais sobre inclusão e perceba que essas pessoas com deficiências ou transtornos são capazes de se desenvolver e superar os próprios limites desde que recebam os estímulos necessários e acima de tudo que acreditem que é possível de se trabalhar de uma forma diferenciada e acessível a todos. Sabemos que há forte resistência em modificar parâmetros e opiniões acerca disso, porém por meio da educação podemos disseminar conhecimento e tornar o mundo acessível. Além das mudanças arquitetônicas que já estão implementadas em diversos lugares públicos, o maior desafio está nas mudanças atitudinais. E é desta forma que pretendemos sensibilizar”.

As discussões e troca de experiências incluirão as deficiências intelectual, física, auditiva, visual, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositivo Desafiador, entre outros.


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