Close Menu

Busque por Palavra Chave

Movimento ODS é apresentado para gestores da Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/10/2018 18:02
Unochapecó Evento esclareceu os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), para a comunidade interna da instituição Evento esclareceu os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), para a comunidade interna da instituição

Em abril deste ano, a Unochapecó passou a ser signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso significa dizer que agora, todas as ações que a Universidade já faz em busca de um mundo melhor, estarão relacionadas com este movimento mundial, que visa construir uma sociedade mais sensata. Para que a comunidade interna passe a conhecer mais a fundo esta organização, na última quarta-feira (24/10), foi realizada uma apresentação para os gestores da Uno.

"A ideia desta reunião foi disseminar internamente as formas como as atividades da Universidade podem estar vinculadas ao atingimento das metas vinculadas ao ODS. Muitos objetivos já são contemplados pelas ações que a Unochapecó normalmente desenvolve, porém, elas não estão sistematizadas com ligação aos objetivos", explica o professor Sady Mazzioni, que está a frente do movimento na Instituição.

O professor destaca que, com a adesão ao movimento, o benefício principal é contribuir para que possamos ter um planeta mais sustentável. "Esperamos que as futuras gerações tenham condições de usufruir um planeta que tenha desenvolvimento econômico, mas que também seja sustentável do ponto de vista ambiental e equilibrado do ponto de vista social. Os ganhos da Universidade são, justamente, se vincular a estes valores universais, de produzir um planeta e uma sociedade melhor".

Para o reitor, professor Claudio Jacoski, está claro o importante papel que a Unochapecó tem no desenvolvimento sustentável do mundo, mas muitas vezes, nem nos damos conta disso. "Por ser comunitária e ter uma série de atividades ligadas à comunidade, com cunho social, ambiental, econômico e de inovação. Por ser uma instituição que agrega quase todos os campos do saber, em cada ação que ela promove junto às pessoas, está colocando em prática um ou mais ODS. Por sermos signatários, nós efetivamos e integramos nossas ações com temas que promovam o desenvolvimento sustentável do planeta", ressalta.

Para que as ações ganhem mais visibilidade, a intenção agora é organizar o trabalho que já é feito. "Também, precisamos ampliar os horizontes, olhar para o futuro e ser um agente transformador da sociedade. É isso que a Unochapecó sempre coloca, ser uma Universidade transformadora, e eu vejo que agora, fazendo parte deste movimento, a gente complementa isso e dá um passo importante no futuro da nossa comunidade, pensando nas ações que serão desenvolvidas", assinala o reitor.

EXEMPLO INSPIRADOR

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unochapecó, neste ano, participou do prêmio ODS Brasil. Foi inscrito a experiência 'Coletivo de Reciclagem', projeto desenvolvido entre 2015 e 2017, com integrantes de oito associações de catadores de materiais recicláveis de Chapecó. Foram contemplados 220 catadores diretamente, e 460 famílias indiretamente.

A técnica de extensão do ITCP, Graciela Novakowski, conta que foi aplicada uma metodologia própria através de ciclos de capacitações. "Foram trabalhados temas como o marketing, organização do trabalho, controle, relações interpessoais e comercialização. O foco da experiência proporcionou o aumento da renda deles, a melhoria nas condições de trabalho e infraestrutura e o empoderamento social destes trabalhadores".

Só foi possível inscrever o projeto no prêmio, pois a Uno já executa os objetivos do movimento. "Enquanto Universidade, nós já desenvolvemos e praticamos os ODS. Para nós, poder participar deste prêmio é muito satisfatório, pois está dentro da missão da Unochapecó, promover o desenvolvimento regional, mas sempre pensando na sustentabilidade", conclui Graciela.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro