Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto de Valduga quer debater Lei Maria da Penha nas escolas

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/12/2016 14:53 - Atualizado em 15/12/2016 15:28
Projeto de autoria de Valduga prevê um futuro diferente para a humanidade (Foto: Eduardo Guedes/Agência AL) Projeto de autoria de Valduga prevê um futuro diferente para a humanidade (Foto: Eduardo Guedes/Agência AL)

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o projeto de lei PL 0380.4/2016, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que institui o Programa Educativo Lei Maria da Penha. A proposta prevê a inclusão, nos planos de estudos do ensino médio na rede pública e particular do estado, conteúdos didáticos sobre a Lei Maria da Penha, que dispõe sobre mecanismos para coibir a violência contra a mulher. “Ao levar o conteúdo da Lei Maria da Penha para as escolas, pretendemos que seja trabalhada a formação de uma nova consciência com os estudantes, a partir de um trabalho educacional mais humanizado”, explicou o deputado Valduga.

A iniciativa visa contribuir para o conhecimento e reflexões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, divulgando o serviço de disque-denúncia nacional, o Disque 180, conscientizar adolescentes, jovens e adultos, estudantes e professores sobre a importância do respeito aos direitos das mulheres, além de enfatizar a importância da efetivação de registros nos órgãos competentes de denúncias dos casos de violência.

DADOS ALARMANTES

Segundo dados de 2015, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, uma mulher é violentada a cada três horas em Santa Catarina. Joinville e Florianópolis lideram juntas a lista de ocorrências, com 147 ataques no ano passado, seguidas por Blumenau (133) e Palhoça (100).

Os dados ainda revelam que parte significativa dos casos acontece dentro de casa: entre as mulheres atacadas, pelo menos uma em cada cinco foi vítima de violência doméstica. Ou seja, ataques cometidos por homens sob o mesmo teto.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro