Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jair Bolsonaro é eleito; Comandante Moisés faz história; O primeiro ato de Bolsonaro como presidente; A fatura que SC vai poder cobrar

Por: Weliton G. Lins
29/10/2018 11:41

Diferente

Mais uma eleição se foi. Os recados dados por ela permanecerão por muito tempo. Uma eleição que entra para a história. Múltiplas candidaturas, diversas propostas diferentes, ingredientes suficientes, para que o processo fosse do jeito que o brasileiro gosta: quente, empolgante e envolvente. Acontece que a eleição foi totalmente diferente disso.

Crua

Crua, sem gosto e sem sal, foi difícil engolir. Digerir também não foi tão fácil, e tanto a digestão por parte da classe política, quanto por parte do eleitor, foi complicada. A classe política ainda tenta entender, o recado das urnas. O eleitor quer acreditar que não irá se arrepender.

De cabeça pra baixo

Uma total inversão, e uma vontade absoluta de renovação, fez a política brasileira virar de cabeça pra baixo. Quem era, não será mais. Quem duvidava se poderia, passará a se tornar a partir do ano que vem. 2019 promete.

Comportamento

Após perder a eleição, petistas já sabem como deverão se comportar. Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, já deu as ordens, de como pretende ver seu exército agir daqui pra frente. O comportamento do Partido dos Trabalhadores será de oposição ferrenha. Sem dar sossego a Jair. O ex-presidente quer a militância na rua, e que os caciques do partido, sejam os grandes entusiastas da volta por cima do PT.

Responsabilidade

O novo governador de Santa Catarina, que assume o cargo a partir de 2019, já entendeu o que está sobre seus ombros, dada a sua vitória na corrida eleitoral desse ano. Muita responsabilidade. Foi assim que ele definiu o que estava sentindo, quando deu a primeira entrevista depois de ser eleito, ontem a noite. Moisés, sabe o desafio enorme que terá pela frente. Disse que o recado dado pelo eleitor, é o desejo de mudança.

Votação

Foi a histórica a votação, obtida por Moisés e seu time, que lhe deu a oportunidade de governar Santa Catarina a partir do próximo ano. Os quase 72% obtidos pelo Comandante, fez dele, o governador mais votado da história da política catarinense.

Primeiro ato

Antes de fazer seu primeiro pronunciamento, agora como presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, permitiu que Magno Malta, senador que não se reelegeu, mas que fará parte do seu governo, fizesse uma oração. De mãos dadas com a sua equipe, o qual chama de time, Bolsonaro orou, agradecendo a Deus pela vitória concedida.

Abstenções

As urnas em Santa Catarina registraram nesse segundo turno, um número um tanto quanto que considerável de abstenções. 16,87% dos eleitores catarinenses não compareceram as urnas. O número de votos brancos e nulos, foi um pouco menor do que o número de abstenções. Quase 12%.

Fatura

Santa Catarina poderá cobrar de Jair Bolsonaro, a fatura da votação obtida pelo capitão. Os catarinenses deram ao candidato do PSL, a sua maior vitória nessa eleição, se for levado em conta a proporção. 75% dos eleitores catarinenses escolheram o capitão, para governar o país. Sendo Santa Catarina um dos 3 estados do qual o PSL também elegeu o governador, é esperado um destaque catarinense maior, no próximo governo federal.


Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro