Close Menu

Busque por Palavra Chave

COMUNICANDO PARA LIDERAR

Rotaract Club de Xaxim encerra Curso de Liderança e Oratória

Sandra Angonese/Rotaract Xaxim Evento aconteceu nos domingos à tarde e reuniu clubes de Pinhalzinho, Chapecó, Saudades e Palmitos Evento aconteceu nos domingos à tarde e reuniu clubes de Pinhalzinho, Chapecó, Saudades e Palmitos

Para se tornar um bom orador e um líder exemplar é um longo caminho a ser percorrido, mas para quem tem vontade de aprender, nada é impossível. Com a ambição de trabalhar questões como liderança e oratória, durante quatro domingos, os integrantes dos Rotaract Clubs de Xaxim, Saudades, Palmitos, Pinhalzinho e Chapecó - São Cristóvão, estiveram participando do curso “Comunicar para Liderar”, realizado pelo Rotaract Club de Xaxim. A capacitação foi ministrada pelo professor mestre, palestrante e coach, Renato Massoni Domingues.

Renato trabalhou com os jovens na área de oratória, os conceitos de comunicação pessoal e interpessoal; maneiras de se comunicar, consciente e inconsciente; motivos para comunicar-se bem; medo de falar em público, administração e eliminações de impedimentos; outros impedimentos e fatores limitantes da boa oratória; uso assertivo da voz; uso assertivo de dicção; planejamento de palestras, apresentação, preleção; erros que o orador deve evitar; habilidades de grandes oradores da história e formas de persuadir o público.Toda parte teórica foi acompanhada de exercícios práticos realizados pelos jovens.

Na questão da liderança, o coach trabalhou questões como conceitos; entendendo papel do líder na vida pessoal e nas instituições; automotivação do líder; auto responsabilidade do líder eficaz; pro-atividade do líder; equilíbrio emocional para exercício da liderança assertiva; noções de linguagem corporal; técnicas de liderança nas relações pessoais e interpessoais.

Para Renato, os encontros foram momentos proveitosos em que os rotaractianos colocaram em prática o que aprenderam, mas principalmente, foi um período em que conseguiram mudar o rumo de suas vidas a partir das técnicas de coach usadas. Desde a fundação do Rotaract Club de Xaxim, o professor Renato sempre esteve ajudando e auxiliando e, por esse motivo, ele foi agraciado com o título de sócio benemérito do clube, motivo de muita honra para ele e também ao clube.

AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES

Para o associado do Rotaract Club de Chapecó - São Cristóvão, Lahon Linderman, o curso foi muito válido, pois o fez se sentir mais completo e confiante. Destacou ainda que os encontros proporcionaram que ele se desafie a melhorar cada vez mais suas exposições em público.

Já para o associado Dalvan Both, do Rotaract Club de Pinhalzinho, o curso proporcionou uma experiência que ele levará para vida toda. Além de deixar de lado pensamentos que "trancavam" sua mente, Dalvan comenta que ter participado do curso foi uma das melhores escolhas que fez na vida, pois proporcionou a ele se redescobrir e acreditar no potencial que tem.

Na opinião da presidente do Rotaract Club de Xaxim, Aline Tonello, o curso foi muito importante, pois além de ter proporcionado trabalhar questões emocionais, liderança e oratória, os quatro encontros propiciaram aos participantes um dos alicerces do Programa Rotaract, que é o companheirismo. “Isso comprova que quem é rotaractiano sempre está em busca de aperfeiçoamento para o seu dia a dia, seja para aplicar na vida pessoal ou profissional de cada um. O Rotaract Club de Xaxim se sente lisonjeado em ter conseguido unir clubes que ficam a quase 100 quilômetros de distância, para juntos fazermos a diferença na sociedade”, finalizou Aline.

DOAÇÕES PARA A ONG OPAH

O curso foi oferecido de forma gratuita aos participantes e em contrapartida, o Rotaract Club de Xaxim, propôs que cada um doasse um quilo de ração para animais. Foram arrecadados em torno de 20 quilos de ração que foram doados a ONG Opah - Protetores dos Animais de Xaxim.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro