Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma
Peste Suína Setembro
Beira-Mar Casan

Cifra Econômica | Reforma tributária, reforma trabalhista e dólar

Por: Daniel Ribeiro
07/11/2018 10:45 - Atualizado em 04/08/2020 10:22

Reforma Tributária

A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) tem na mesa três pacotes tributários que poderão ser adotados no próximo governo. De acordo com o jornal Estadão, os pacotes se dividem em: substituição de impostos federais por um imposto sobre movimentação financeira, criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e simplificação tributária.

A intenção é aprofundar as discussões nas próximas semanas e caberá aos futuros ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e ao próprio Bolsonaro decidir qual dos pacotes será adotado.

Reforma Trabalhista

A Justiça do Trabalho não tem demonstrado forte resistência à aplicação da reforma trabalhista (Lei nº 13.467, de 2017), que completa um ano no dia 11. Em meio à crise econômica, porém, as mudanças da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) parecem não ter gerado o impacto esperado para o mercado de trabalho. No período de vigência da norma, o saldo de empregos é de 372.748 vagas formais, ante a uma expectativa de 2 milhões nos dois primeiros anos - número divulgado à época pelo então ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Dólar emenda segunda alta

O dólar comercial fechou em alta de 0,83% na terça-feira (6), cotado a R$ 3,758 na venda, na segunda valorização seguida. É o maior valor de fechamento em quase um mês, desde 11 de outubro (R$ 3,779). Na véspera, o dólar havia subido 0,89%, a 3,727 na venda.

O mercado de câmbio foi afetado pelo cenário externo, em meio às expectativas sobre o resultado das eleições parlamentares nos Estados Unidos. Analistas preveem que o partido Republicano, do presidente Donald Trump, manterá o controle do Senado enquanto os democratas devem ficar com a maioria na Câmara.


Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro