Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Juventude, leitura e aves

Por: João Lamarque de Almeida
16/12/2016 11:37 - Atualizado em 03/07/2020 11:08

Juventude e política

Ao contrário do que é comum pensar, a juventude se interessa pela política. Número considerável de jovens tirou o título de eleitor, mesmo nas faixas etárias em que essa adesão é facultativa, entre os 16 e os 18 anos. Dois terços dos jovens possuem título de eleitor ou pretendem tirá-los antes de completar os 18 anos de idade. Fato que demonstra um grau elevado de reconhecimento de que o voto é o exercício do mecanismo básico de participação no sistema democrático. A parcela mais esclarecida da juventude sabe que a participação política é bem mais do que votar em uma eleição. Mas há aqueles que não conhecem seus direitos de cidadão. Por isso, é importante que conheçam outras formas de exercício da cidadania e possíveis espaços de participação.

Ler ou não ser

Em 1810 foi fundada no Brasil, por Dom João VI, a Biblioteca Real, depois chamada Biblioteca Nacional. A Corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro, buscou criar aqui tudo o que existia lá. A leitura, que nunca pode ser objeto de censura, é fundamental para o crescimento das pessoas. No Brasil de hoje, apenas 35% das 190 mil escolas do país têm bibliotecas. Livrarias fecham para dar lugar a academias de ginástica. Menos mal que o número de editoras é grande e a publicação de livros tem aumentado. É preciso estimular não o hábito, mas o gosto pela leitura. Afinal, quem não lê, “mal fala, mal ouve, mal vê”.

O albatroz

O Albatroz é uma ave palmípede dos mares austrais. No período de procriação, os albatrozes se reúnem numa ilha e cada um procura o seu par. Após o período procriativo, tornam a andar sozinhas.

Pensamento

“ A única maneira de enfrentar o obstáculo maior é ultrapassar os obstáculos menores.” (Júlio Veras)


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro