Close Menu

Busque por Palavra Chave

SP Convention

Unochapecó recebe debate sobre bolsas de estudo e Artigo 170

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/11/2018 09:54
Divulgação/LÊ Deputada Luciane Carminatti, proponente da audiência pública Deputada Luciane Carminatti, proponente da audiência pública

Nesta segunda-feira (12), por iniciativa da professora e deputada estadual Luciane Carminatti, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove em Chapecó uma audiência pública sobre a PEC 005.3/2017 e os investimentos do governo estadual às bolsas de estudo do Artigo 170. O debate é aberto ao público e ocorre a partir das 19 horas, no Salão Nobre da Unochapecó.

O artigo 170 da Constituição Estadual garante às bolsas de estudo a destinação de 5% do total investido em educação. Esse recurso é repassado às universidades comunitárias (90%) e particulares (10%). Contudo, a PEC em tramitação pretende mudar este modelo de repasse: até 2021, os recursos deveriam contemplar 50% de acadêmicos das universidades comunitárias e 50% dos estudantes das faculdades privadas.

Proponente do debate, a deputada Luciane alerta para os riscos que esta PEC representa e lembra que, segundo o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), desde 2011, cerca de R$ 1 bilhão deixou de ser repassado pelo governo às mais de 60 instituições comunitárias e privadas catarinenses.

“Como educadora, deputada e presidente da Comissão de Educação, há anos denuncio o descaso no repasse de recursos e luto para o pleno cumprimento dos 5% garantidos em lei. Afinal, desde 1999, o Artigo 170 já beneficiou mais de 350 mil estudantes e, ao longo dos anos, tornou-se um marco para a democratização do ensino superior em nosso estado, sobretudo no interior”, reflete Luciane. “Se a lei fosse aplicada, três vezes mais alunos seriam beneficiados e, por consequência, as universidades teriam mais recursos para retornar à comunidade. Por isso, seguiremos na luta para o fortalecimento do Artigo 170 e para derrubar a PEC 005.3/2017”, finaliza a deputada.

Além de Chapecó, a Comissão de Educação promoverá debates sobre o tema em diferentes regiões do estado, para envolver estudantes, professores e a comunidade universitária. O ciclo encerra no dia 26 de novembro, com uma audiência pública de âmbito estadual, que será realizada na Assembleia Legislativa.


Outras Notícias
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro