Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | AI-5, ecologia e ser criança

Por: João Lamarque de Almeida
12/11/2018 09:58 - Atualizado em 01/07/2020 11:04

O AI-5, Sombra na Escuridão

Há 40 anos, em 13 de outubro de 1978, deixava de vigorar entre nós o Ato Institucional nº 5. Ele foi editado dez anos antes, em dezembro de 1968. Era o começo de uma “lenta, gradual e segura abertura democrática”, na visão do general-presidente Ernesto Geisel. Esses atos do Executivo não eram incorporados à Constituição, valiam mais do que ela. O AI-5 foi um instrumento de aprofundamento do controle militar sobre a sociedade brasileira, ampliando a censura à imprensa e obras de arte, e fortalecendo mecanismos de repressão, incluindo a tortura, aos que resistiam ao regime ditatorial. Com base nele, o Congresso foi fechado por quase um ano, de dezembro de 1968 a outubro de 1969. Para alguns, o AI-5 foi um verdadeiro “golpe dentro do golpe”.

Espiritualidade ecológica

Cuidar do planeta e da humanidade é desafiante. A ideia de que somos dentro de tufo; a febre do consumismo, a crença na tecnologia e ciências controladas do mercado, dão a ilusão de sermos separados da natureza. Viver outro estilo de vida, uma nova qualidade de vida, sóbria e convicta de que “quanto menos, tanto mais”, retornar à simplicidade e humildade. Essa espiritualidade leva a uma “paz interior”, de forma a recuperar a serena harmonia com a criação. O desafio é saber perceber que tudo está interligado em nosso tempo, e que nós habitantes dessa “casa comum”, somos terra e o nosso corpo, é constituído pelos elementos do nosso corpo.

Ser criança

Ser criança é acreditar que tudo é possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco. É se tornar gigante diante de gigantes pequenos obstáculos. Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles. É conseguir perdoar, muito mais fácil do que brigar. Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias. Ser criança é o que a gente nunca deveria deixa de ser. 12 de outubro é o Dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Que abençoe todas as crianças no país.

Pensamento

A criança é um lápis. Escreve em qualquer idioma.

- Cicero Buarck


Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro