Close Menu

Busque por Palavra Chave

SP Convention

Governo de Xaxim comemora 1034 agendamentos de cirurgias eletivas com recursos próprios

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/11/2018 14:19
Prefeitura de Xaxim Dezoito pacientes saíram da Estratégia Saúde da Família - ESF Central com destino a Passo Fundo (RS) Dezoito pacientes saíram da Estratégia Saúde da Família - ESF Central com destino a Passo Fundo (RS)

Na manhã da última sexta-feira (09), 18 pacientes saíram da Estratégia Saúde da Família – ESF Central com destino a Passo Fundo (RS) para passar por consulta de avaliação e cirurgia de quadril. O mutirão de quadril integra o montante de 1034 pacientes que passaram ou estão agendados para as cirurgias, que serão efetivadas neste mês. Os pacientes realizarão os procedimentos no Instituto de Ortopedia e Traumatologia. O valor de cada procedimento será de aproximadamente R$ 16 mil e eles serão pagos com recursos próprios do município.

O prefeito de Xaxim Lírio Dagort, o vice-prefeito Adriano Bortolanza e o secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, acompanharam a saída dos pacientes. Na oportunidade, Lírio Dagort desejou boa viagem e um bom procedimento a todos os pacientes e assegurou que “desde o início da nossa gestão o objetivo foi o de cuidar das pessoas de Xaxim e é isso que estamos fazendo. Com dignidade, honradez e gestão responsável com o dinheiro público, estamos proporcionando mais este mutirão de cirurgias de quadril que irá devolver a qualidade de vida a estes 18 xaxinenses, que há anos aguardavam o procedimento e que agora estão sendo contemplados por meio da realização com recursos próprios”, pontuou.

O vice-prefeito Adriano Bortolanza pontuou que Xaxim está sendo referência no Estado com a realização das cirurgias eletivas com recursos próprios. “É uma realização e uma alegria poder ver a esperança e a felicidade destes pacientes em realizar a cirurgia que há anos estavam aguardando. Junto com o prefeito Lírio e com o secretário Davi e toda a equipe da Saúde estamos trabalhando para cuidar dos nossos xaxinenses”, frisou.

O secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, expôs que “para nós é uma satisfação muito grande poder proporcionar estes mutirões por meio do Programa Aqui a Fila Anda. Agradeço a atenção especial que o prefeito Lírio e que o vice Adriano dedicam em prol da saúde da nossa gente. Neste final de semana, seis dos 18 pacientes deverão realizar o procedimento cirúrgico e, os demais, já retornam para Xaxim no domingo com data marcada da cirurgia”, destacou.

Dona Lenira Magnoni Chiodi, de 69 anos, que integra o grupo, aguarda pela cirurgia há mais de seis anos. Ela observa que este é um momento muito feliz e que está esperançosa pela recuperação da saúde. “Há anos eu não caminho direito e sofro com fortes dores. Estou preparada para a cirurgia e espero que, assim como eu, todos estes pacientes recuperem a saúde”, destacou.

O paciente Valdir Cortina, de 58 anos, relatou que “sofro com dores e a qualidade de vida sempre ficou comprometida nas atividades do dia a dia. Só tenho a agradecer à Administração Municipal e a Secretaria por proporcionar este momento que por nós era tão aguardado”. A xaxinense Ivete Cortina, que irá acompanhar o esposo frisa que “a expectativa é que ele opere neste final de semana e que logo se recupere para que possamos voltar a dançar no grupo de idosos e comemorar a sua recuperação”, finalizou.

O diretor de Transportes da Secretaria da Saúde, Sergio Pulga e a técnica do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) da Secretaria da Saúde, Ivanir Giacomin, acompanharam os pacientes.


Outras Notícias
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro