Close Menu

Busque por Palavra Chave

Biblioteca Municipal de Chapecó comemora 78 anos

Prefeitura de Chapecó Biblioteca Neiva Maria Andreatta Costella foi fundada em 1940, pelo então prefeito de Chapecó, João Elói Mendes Biblioteca Neiva Maria Andreatta Costella foi fundada em 1940, pelo então prefeito de Chapecó, João Elói Mendes

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella fez 78 anos e comemora nesta terça-feira (20) com uma cerimônia aberta à comunidade. A atividade inicia às 19h30 na sede da instituição, no Calçadão da Benjamin Constant e conta com cerimônia, apresentações artísticas, sarau literário e coquetel de encerramento.

Criada em 1940 pelo prefeito João Elói Mendes, 1983 ganhou um nome especial “Neiva Maria Andreatta Costella”, em homenagem à diretora da Biblioteca entre os anos de 1978 a 1983. Neiva era pintora, aperfeiçoou-se em administração pública e bibliotecas e desenvolveu inúmeros trabalhos que fortaleceram o cenário cultural em Chapecoense, sendo incentivadora das artes.

A Instituição começou pequeninha com cerca de 100 livros disponíveis para a comunidade. Quase oito décadas depois o acervo da instituição chega a mais de 40 mil itens e conta com 26 mil usuários cadastrados e mais de 6 mil usuários ativos.

Para a bibliotecária Caroline Miotto, esta é uma data muito importante. “São quase oito décadas de serviços prestados e essa data reafirma o compromisso da Biblioteca com a comunidade, pois comemoramos mais um ano de atuação. Nesse momento precisamos deixar explícito que a biblioteca é muito mais que uma biblioteca, pois ela vem atualizando suas atividades e vem sendo muito mais que um local de emprestar e devolver livros, e sim um espaço cultural”, explica.

De acordo com a Bibliotecária, a Biblioteca vem se atualizando, se modificando e se adaptando. “A Biblioteca é um espaço vivo, é um local de capacitações, de atividades culturais e de lazer e de memória, já que aqui abrigamos e zelamos pela nossa produção literária local. Essa é uma forma de preservar a história da nossa cidade dos nossos escritores”, enfatiza.

Se você ainda não conhece a Biblioteca Pública de Chapecó está convidado a fazer uma visita. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Para fazer o cadastro basta ir à sede da instituição, levar documentos de identificação com foto e comprovante de residência atualizado.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro