Close Menu

Busque por Palavra Chave

HONRA À FARDA

Troca de comando, homenagens e formatura marcam solenidade dos Bombeiros

Por: Felipe Giachini
20/12/2016 13:48 - Atualizado em 20/12/2016 14:57
Evento reuniu militares, comunitários e mirins no quartel xaxinense (Fotos: Felipe Giachini/LÊ) Evento reuniu militares, comunitários e mirins no quartel xaxinense (Fotos: Felipe Giachini/LÊ)

Prezar pela segurança pública no combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, resgates em acidentes de trânsito, além de vistorias e análises técnicas em estabelecimentos empresariais são algumas das atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim. Destacar a importância do órgão público para a comunidade é tarefa fundamental para que a população conheça o trabalho da instituição. Na última semana, uma solenidade marcou a carreira de novos e experientes profissionais, que reuniram-se no quartel para contemplar: a troca de comando da 3ª Companhia do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em que o 1º tenente Rangel Kehl substituiu oficialmente o tenente Alan Delei Cielusinsky; também homenagens a bombeiros militares e comunitários que se destacaram durante o ano; e a formatura da 2ª turma do Curso de Bombeiro Mirim, que formou 19 crianças estudantes da Escola de Educação Básica Prof. Custódio de Campos.

O evento iniciou por volta das 19h da última quinta-feira (15) com a formatura dos bombeiros mirins, que, coordenados pelo soldado Gheno, obtiveram ensinamentos de primeiros socorros, combate a incêndio, entre outras atividades que movimentaram as aulas feitas uma vez por semana durante cerca de seis meses. O coronel Luiz Carlos Balsan reconhece que “o programa evidenciou a atividade dos bombeiros no município e auxiliou na formação dessas crianças, que poderão futuramente optar pela profissão”.

A oportunidade também agraciou bombeiros militares e comunitários que se destacaram nesse ano com medalhas em reconhecimento aos serviços prestados, estas comemorativas aos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, completados em setembro.

O ponto alto da solenidade foi a troca de comando, que já havia sido feita informalmente no fim de julho. Assim que o então comandante tenente Alan foi atuar nas Olimpíadas, no Rio de Janeiro, Kehl foi trazido para Xaxim vindo da 2ª Companhia de São Lourenço do Oeste. “Os dois tenentes são oficiais da mais alta qualificação na região. Alan somou muito para nossa Companhia e pela capacidade dele o necessitamos em Xanxerê, na 1ª Companhia, onde inclusive temos um Centro de Referência em Desastres Urbanos. Agora com o tenente Kehl, profissional de ampla experiência, muitos conhecimentos serão agregados a nosso grupo e para nossa cidade”, ressaltou Balsan.

Em sua primeira experiência como comandante, tenente Alan colecionou diversas operações, duas delas se destacam: a atividade com cães na busca por vítimas do desastre ambiental em Mariana/MG, no ano passado; e durante os Jogos Olímpicos, em que, junto, novamente, ao cão Tchak, trabalhou na segurança do evento. “Foram experiências muito ricas e de uma intensidade muito grande, que trouxeram conhecimento a mais para nossa região. Tenho certeza que o tempo em que estive aqui, um ano e meio, foi um grande aprendizado, pois foi minha primeira experiência de comando isolado. Tive experiências muito boas na gestão do pessoal, da corporação como um todo, dos recursos, da administração da área de Bombeiros de Xaxim, que atendem toda a região. Termino esse comando com o sentimento de dever cumprido e sigo para uma nova missão em Xanxerê”, conta.

Ao passar a Companhia para o novo comandante, tenente Alan não esconde a satisfação de entregá-lo ao colega e amigo de longa data. “Sempre deixei claro em meus discursos que o efetivo de Xaxim é um dos melhores do Batalhão. É uma tropa jovem, com bastante energia e força de vontade. Um pessoal muito bom de trabalhar, onde fiz muitos amigos, e com certeza vão ter um desempenho muito bom com o tenente Kehl. Tenho certeza que o Corpo de Xaxim está em boas mãos.”

Após três anos de atuação à frente da Companhia em São Lourenço do Oeste, tenente Kehl afirma ter sempre vislumbrado a vontade de estar em Xaxim, por estar próximo à família, que vive em Chapecó, e por ver Xaxim como uma cidade de grande potencial e com representatividade na região Oeste, onde pretende atuar por vários anos. A maior afinidade do novo comandante é na atividade de combate ao incêndio, seja estrutural (em edificações) e florestal, mas seu maior plano para o município é engrandecer estruturalmente a instituição xaxinense. “É uma emoção diferente receber o comando de um amigo. É um desafio muito maior, porque a gente sabe do potencial do Alan, a capacidade dele e todo o trabalho que ele fez. A ideia é dar continuidade e estar sempre melhorando nossa estrutura e nosso atendimento à comunidade, pois tudo o que fazemos é em prol dela. Venho com a missão da corporação de fazer um novo quartel para Xaxim, pois temos um quartel que deixa a desejar. A cidade é grande e o quartel está muito abaixo disso, até ficamos constrangidos quando recebemos as pessoas no quartel. Queremos um quartel maior para que possamos melhorar a nossa estrutura e consequentemente o atendimento à população”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro