Close Menu

Busque por Palavra Chave

Baile da Saudade encerra atividades do ano com idosos de Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/11/2018 10:08 - Atualizado em 23/11/2018 10:10
Prefeitura de Chapecó Baile dos Idosos de Chapecó que aconteceu nesta quinta-feira (22) em Chapecó Baile dos Idosos de Chapecó que aconteceu nesta quinta-feira (22) em Chapecó

Aos 79 anos, Izidoro Rovani chegou acompanhado pela esposa no Baile dos Idosos de Chapecó que aconteceu nesta quinta-feira (22) em Chapecó. Ele e o grupo, com cerca de 30 integrantes da comunidade de Rodeio Bonito participaram da festa que levou cerca de 1000 idosos ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Para Izidoro, é preciso aproveitar a vida e os momentos que ela proporciona. “Eu vim na festa porque o tempo é nosso e precisamos aproveitar, a idade chegou e temos que aproveitar esses dias maravilhosos. Eu participo de todas as festas, eu gosto de me divertir, eu vivo bem”, comentou.

O Baile dos Idosos foi a atividade de encerramento de ano dos Grupos de Convivência de Chapecó. A organização é da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social junto com a Diretoria Geral dos Idosos. Na programação teve Desfile das Rainhas dos Idosos de Chapecó e um baile para alegrar e animar a tarde de festa.

Além dos Grupos de Convivência, os idosos de Chapecó tem uma série de atividades e ações. Uma delas é o Fundo Municipal do Idoso (FMI) que tem por finalidade apoiar financeiramente os programas, projetos, serviços e as ações das entidades e instituições juridicamente organizadas e inscritas no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso; assim como o estudo, a pesquisa e garantia dos direitos prescritos na legislação própria. Fica criado o Fundo Municipal do Idoso como unidade orçamentária, vinculado, administrado e gerido pela SEASC, e sob orientação e controle do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

Constituem recursos do Fundo Municipal do Idoso (FMI), a dotação consignada anualmente no orçamento do Município e verbas adicionais que a Lei estabelecer no decurso de cada exercício, além de doações, auxílios, contribuições, subvenções, transferências e legados de entidades nacionais e internacionais, governamentais e não - governamentais. Segundo a Secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera, o Fundo agiliza e facilita a canalização legal de recursos federais, estaduais, além de doações da comunidade, para aplicação em programas voltados ao atendimento do idoso. “Também é importante destacar que o Fundo Municipal do Idoso é mais uma opção que as pessoas físicas e jurídicas do Município têm para fazer contribuições sociais com possibilidade de dedução do imposto de renda”, completou a Secretária. O Prefeito Luciano Buligon destacou que “o novo Fundo chega para fortalecer os programas, serviços e ações de atenção e valorização do idoso em Chapecó, como a Cidade do Idoso, o Projeto Superidade e a UMIC, além dos 71 Grupos espalhados pelos bairros”.

CIDADE DO IDOSO: HÁ 10 ANOS TRANSFORMANDO A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS

A Cidade do idoso, instalada no Parque Tancredo de Almeida Neves, no bairro Efapi, é um espaço pensado para atender os chapecoenses com mais de 60 anos. O programa visa proporcionar qualidade de vida, bem estar e atendimento especializado àqueles que muito já contribuíram com o desenvolvimento de Chapecó. Atualmente, mais de 1.800 idosos estão cadastrados para participar da Cidade do Idoso, mantida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

No espaço, os usuários têm acesso à oficina de informática, sala de cine vídeo, grupo de dança, ginástica, musculação, pilates, grupo vocal, caminhada orientada, hidroginástica, Hora Cultural, Shows de Talentos, Campeonatos, Palestras Educativas, jogos de mesa (canastra, dominó, sinuca, três sete) e bocha. Eles podem participar, ainda, de curso de alfabetização e recebem atendimento na área da saúde. Além disso, está instalada na Cidade do Idoso a Cozinha Comunitária. O espaço fornece gratuitamente aos idosos cerca de 250 refeições por dia. O horário de atendimento é das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

UMIC: OPORTUNIDADE DE ENSINO E CONHECIMENTO

A Universidade da Melhor Idade iniciou suas atividades em 2011 e é um projeto desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a Unoesc Chapecó. Em 2018, a UMIC está em sua 5ª turma de Extensão e 4ª turma de Especialização. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 13h45 às 17 horas, com atividades teóricas e práticas, buscando a valorização dos idosos perante a família e a sociedade. Entre as disciplinas oferecidas estão: Planejamento Financeiro e Pessoal; Relacionamento familiar e gerações; Saúde e qualidade de vida; Fotografia; Seminário I; Informática I, atividades físicas, dança, Educação Ambiental, Jogos de Tabuleiro e Iniciação ao Teatro. A UMIC tem o propósito de oferecer ensino e conhecimento às pessoas com mais de 60 anos que residam em Chapecó. Desde o inicio, já passaram pela UMIC mais de 350 estudantes, oportunizando a realização de sonhos, conquista de novos amigos e conhecimentos fundamentais para melhorar a qualidade de vida.

PROJETO SUPERIDADE CHAPECÓ: OPORTUNIDADE DE MANTER-SE EM MOVIMENTO

O Projeto Superidade é realizado pela Prefeitura de Chapecó e oferece, desde 2005, atividades como ginástica, bocha e esportes adaptados para idosos. O objetivo é promover a prática de atividades físicas e estimular uma melhor qualidade de vida. Atualmente são atendidos 1.554 idosos, em 42 locais do município, com aulas duas vezes por semana em cada grupo. Os professores realizam com os grupos atividades de ginástica, recreação, alongamento, dança, jogos adaptados e brincadeiras.

Para participar dos Projetos os idosos podem procurar a Secretaria de Assistência Social e fazer um cadastro – Rua Índio Condá, 411E, bairro Centro. Telefone: 3319-

Outras Notícias
Alesc - Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro