Close Menu

Busque por Palavra Chave

Facisc promove 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul

Divulgação/LÊ Evento ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, na próxima terça-feira (27) Evento ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, na próxima terça-feira (27)

Com objetivo de conectar homens e mulheres para geração de negócios entre os países do Mercosul, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com apoio das Associações Comerciais e Industriais de Chapecó e Concórdia, Chaminé, Enterprise Europe Network, IBICT e Sebrae/SC, promove o Connect Women – 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul. Será na próxima terça-feira (27), das 08h30 às 20h30, na sala Agostinho Duarte, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. O patrocínio é da Nutrata, Fornari Indústria, Potenza, BRDE e Empório do Mirtilo.

A coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional (Comex) da ACIC Chapecó, Fernanda Colatto Guillen, ressalta que o evento tem a intenção de desenvolver a economia, as organizações e gerar empregos com fortalecimento e empoderamento das mulheres. “Por Chapecó estar localizada num ponto estratégico, a aproximação com os países do Mercosul, com objetivo específico de geração de negócios, desenvolvendo e fortalecendo o empreendedorismo feminino, contribuirá para o cenário econômico de Chapecó e região”.

O evento é direcionado para empresários, empreendedores, associações rurais, entidades governamentais, universidades, estudantes, instituições financeiras, profissionais da área de comércio exterior e todos que estão à procura de novas oportunidades. A expectativa de participação é de 400 pessoas da Argentina, Paraguai, Uruguai, oeste catarinense e Estados vizinhos.

A coordenadora do Comex da ACIC Concórdia e embaixadora da Rede Mulher na Região Oeste Catarinense, Luciane Fornari, destaca que durante a manhã serão apresentadas oportunidades de negócios em painéis com representantes dos países do Mercosul. “Será um momento para conhecer setores que possibilitam a geração de negócios, além de toda a programação da tarde e da noite. Muitas vezes, imagina-se que entrar no mercado internacional é difícil, mas as empresas da região têm grande potencial para exportação, desde a pequena até a de grande porte. O que precisa é conhecer os caminhos e preparar as organizações para ingressar no mercado internacional, com planejamento e estratégias adequadas”.

O vice-presidente de Relações Internacionais da Facisc e diretor de Relacionais Internacionais e Comex da ACIC Chapecó, Milvo Zancanaro, observa que existem diversas oportunidades de negócios nos países do Mercosul. “Temos muitos aspectos em comum e as possibilidades estão abertas para quem se dedica e vai em busca de novos negócios. Eventos como esse, com apresentação de oportunidades dos países e cases motivadores, estimulam quem atua e quem quer atuar no comércio internacional”.

Para o gestor dos Programas de Internacionalização do Sebrae/SC, Douglas Luiz Três, o evento representa uma importante oportunidade para as mulheres da região oeste conhecerem lideranças de outros países e perceberem quais ideias se complementam, divergem e estão alinhadas ao mesmo propósito. Segundo Douglas, hoje a necessidade de se pensar de forma global e construir um negócio pensando globalmente é mais intensiva do que no passado. “Se quisermos ter negócios de sucesso com empresas que empregam mão de obra de alto valor agregado e acrescentam desenvolvimento para a região, os empreendimentos precisam nascer com visão internacional”, observou ao comentar que o evento é uma excelente oportunidade que as líderes da região têm de interagir com lideranças de outras regiões desse bloco do Mercosul.

A iniciativa está entre as ações que integram a Semana Global de Empreendedorismo (SGE) 2018 que tem como mensagem principal “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”. O calendário oficial no Brasil foi de 5 a 9 de novembro, mas durante todo o mês o assunto vem sendo motivo de comemorações e atividades no País. Três temas foram definidos para nortear a semana: Mulheres, Inclusão Social e Inovação. O intuito é conectar, capacitar e inspirar o público para que transforme ideias em iniciativas de sucesso.

PROGRAMAÇÃO

O evento inicia às 8h30 com recepção e abertura oficial. Às 9 horas haverá painéis com oportunidades de negócios no Mercosul sobre serviço e tecnologia, seguido dos temas agronegócio, às 10 horas, alimentos, às 11 horas, e moda, às 12 horas. Após o almoço, às 14h15 terá apresentação do Desbravalley – ecossistema de inovação do Oeste catarinense; às 14h30 o Painel Eles por Elas – Pelo olhar deles, quais as oportunidades para elas?; às 15 horas haverá sessão de negócios e às 18 horas networking com coffee break.

Para encerrar o evento, à noite ocorrerão duas palestras: às 19 horas com o tema Empreendendo com propósito e colhendo resultados, com a fundadora e CEO da Papel Semente, Andréa Cunha de Carvalho; e às 20 horas sobre Oportunidades de negócios online nos Estados Unidos, com a embaixadora da Rede Mulher na Região Oeste Catarinense, Luciane Fornari. O encerramento está previsto para às 20h30.

O investimento para participar do Connect Women é de R$ 60,00. Os ingressos estão disponíveis na ACIC Chapecó e ACIC Concórdia. Mais informações pelo telefone (49) 3321-2800. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/fGRcsD.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro