Close Menu

Busque por Palavra Chave

Energia, foco e inovação marcam Startup Weekend Women em Chapecó

MB Comunicação Edição deste ano foi focada para as mulheres, mas homens também puderam participar Edição deste ano foi focada para as mulheres, mas homens também puderam participar

Marcado por uma vibe cheia de energia, conhecimento, motivação, trabalho em equipe e muitas ideas para organizar, planejar e colocar em prática. Assim foi o Startup Weekend Women em Chapecó, realizado no último fim de semana e que nesta quarta edição teve destaque para a participação feminina. A iniciativa, criada e mantida pela aceleradora americana TechStars, tem como parceiros em Santa Catarina o Sebrae/SC e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).Localmente foram apoiadores, a Unochapecó, Grupo GV, entre outros.

O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. As atividades contaram com formação de grupos multidisciplinares para desenvolver ideias, criar modelos de negócios, validá-los, formar protótipos e apresentar para uma banca de jurados.

Os mentores têm como papel estimular e questionar os participantes para que tenham mente aberta, desconstruam ideias e resolvam o real problema dos clientes. A empreendedora Paula Lunardelli participou do evento pela primeira vez como mentora e que destaca que o objetivo é torná-los empreendedores conscientes e resilientes. “Achei fantástico! Gostei muito dos mentores e do formato do evento e da vontade dos participantes. A intenção é transformar futuros empreendedores, fazendo com que ganhem muito tempo. É o tipo de imersão que faz ganhar um ano e meio de trabalho”.

Apaixonada pelo problema que resolve, Paula é proprietária da Welob que atua com foco na solução para planejamento de obras, em Florianópolis. “O que me motivou a empreender foi a geração de impacto em um mercado tão importante que é o da construção civil”, finaliza a empreendedora, formada em Engenharia Civil.

Raiana Comiran, de Chapecó, há dois anos investiu em uma empresa de design especializada em tecnologia e inovação, denominada To Rocket. Ela conta que já participou do Startup Weekend como organizadora e nessa edição atuou como mentora. “Foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Aprendi novas metodologias para aplicar na empresa e técnicas para trabalhar de forma ágil e com foco. O importante é a união. Não ganhamos dinheiro, mas sim experiência. Essa edição por ser destinada ao público feminino foi uma das mais importantes, pois nos ajuda a inovar no dia a dia das empresas e na vida. Como mulher quero incentivá-las a tirar suas ideias do papel e, como mentora, ter expertise para crescer”, observou ao falar da importância de motivar mais pessoas a participarem. “O que mais importa aqui é sair com a experiência de grupo e perceber que somos capazes”, finalizou.

Cássia Cavalli atuou como organizadora no Startup Weekend Women e participou de duas edições anteriores, além de outras duas do Startup da Unochapecó. “Foi importante para desenvolver uma atitude ousada e mais ativa na empresa e na vida. É fundamental para aplicar o que aprendo, tanto como participante quanto como membro da organização, pois é possível entender o que devo fazer e como tomar decisões. Também levo as experiências para sala de aula com os alunos na disciplina de Inovação, Criatividade e Aprendizagem no SENAI e para meu negócio”, salienta Cássia que possui uma empresa que atua na área de educação empreendedora para crianças com o tema “Reino Bambini”.

A empresária também realça que essa edição foi muito especial por porque partiu do movimento “Deixa ela empreender” que significa levar às mulheres a mensagem de que podem fazer e ser o que quiserem. “No evento, conhecemos as técnicas aliado à inspiração e empoderamento”.

O analista técnico do Sebrae/SC e organizador do Startup Weekend Women, Eduardo Sganzerla assinala que a parceria com o evento ocorre por meio do projeto Startup/SC do Sebrae/SC que tem como parceiros o Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “O projeto tem grande eficiência porque muitos participantes podem vivenciar a realidade de um negócio de forma intensa nesses três dias. O evento surgiu para atender a demanda da geração que busca um modelo de idealização, validação e solução de problemas através de métodos ágeis e dinâmicos”, salientou ao mencionar que são aplicadas as técnicas Canvas, MVP e Design Thinking.

Segundo Sganzerla, Santa Catarina é o Estado que mais impulsiona o setor. “Representamos o segundo Estado com maior número absoluto de startups, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro – atrás apenas de São Paulo. Os dados são da pesquisa realizada em 2017 pela ABStartups em parceria com a Accenture, com a participação de mais de mil startups de todos os estados do país. No ranking de cidades, Florianópolis é líder absoluta, com densidade 10 vezes maior que São Paulo e Chapecó está em segundo lugar, demonstrando o crescimento do segmento também fora das capitais”, destacou ao comentar a importância de eventos como o Startup Weekend para fomentar ainda mais o setor.

SEMANA GLOBAL

A iniciativa integrou as ações da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2018, maior celebração mundial voltada para esta temática. O calendário oficial no Brasil foi de 5 a 9 de novembro, mas durante todo o mês o empreendedorismo é motivo de comemorações e atividades. Três temas foram definidos para nortear a semana: Mulheres, Inclusão Social e Inovação. O intuito é conectar, capacitar e inspirar o público, para que transforme ideias em iniciativas de sucesso.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro