Close Menu

Busque por Palavra Chave

Delegado Fernando Callfass participa de curso ministrado por grupo antiterrorismo dos EUA

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/12/2018 11:43
Divulgação/LÊ Callfass está participando do curso de dez dias, organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, em Porto Alegre (RS) Callfass está participando do curso de dez dias, organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, em Porto Alegre (RS)

Policiais civis e militares dos 11 estados brasileiros localizados em região de fronteira participarão do 1º Curso de Gerenciamento e Controle de Fronteiras (GCF), organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA). A abertura oficial das atividades ocorreu na segunda-feira (03) e contou com a participação do secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, e do adido de Segurança Regional da Embaixada estadunidense em Brasília, Jason Smith. O delegado regional da 16ª Delegacia Regional da Fronteira de Xanxerê, Fernando Callfass, é um dos participantes do encontro. “Grande experiência sendo compartilhada pelos policiais americanos com os colegas policiais do Brasil. Está sendo uma honra representar a Polícia Civil de Santa Catarina”, disse o delegado.

O curso terá a duração de dez dias e será ministrado por instrutores do Escritório de Assistência Antiterrorismo. A capacitação é destinada a 39 agentes de nível médio a sênior, com responsabilidade operacional pelos portos de entrada e áreas de fronteira entre os portos. O GCF utiliza palestras, discussões, estudos de caso e exercícios de solução de problemas para apresentar aos participantes as ferramentas e técnicas necessárias para entender e gerenciar os problemas atuais de fronteira.

Segundo Smith, a intenção primordial está em qualificar tática e operacionalmente os agentes que atuam nas fronteiras. “Este curso faz parte da nossa política mundial contra o terrorismo. Sabemos que as precauções diferentes em cada país, as existem práticas comuns que auxiliam a construção de um trabalho em conjunto”, observou.

Para Schirmer, são diversos os fatores que demandam a realização de parcerias com entidades de outros países na área de Segurança Pública e Defesa. “Possuímos uma das mais extensas faixas de fronteira e um dos maiores litorais do mundo. Nosso país conta com mais de quatro mil pistas de pouso legalizadas. Acrescente, neste cenário, que passamos de rota de exportação de drogas para um dos principais consumidores em escala global, e temos uma realidade que exige a atuação integrada com outros países”, analisou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro