Eleição
No próximo dia 1º de fevereiro de 2019, 513 deputados, de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal, de todos os partidos, dos mais diversos existentes hoje no país, escolherão o próximo presidente da Câmara dos Deputados. Aquele que ficará na linha sucessória da Presidência da República, aquele que comandará 512 deputados, que mais do que nunca defenderão as bandeiras pelas quais foram eleitos, ao apresentarem para a população.
Aquém
Jair Bolsonaro, presidente eleito, promete não se envolver. Mais uma vez, o representante da Casa Civil, deputado federal Onyx Lorenzoni, tratou de dizer que o presidente irá acompanhar a disputa, mas promete não interferir. Ao contrário de outros chefes do Executivo e da realidade de Estados e municípios, sempre que o Legislativo está em jogo, o Executivo, na maioria das vezes, busca interferir.
Triunfal
Articulando a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o ex-deputado, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, e agora deputado estadual eleito novamente, Júlio Garcia, é o grande nome para presidir o Legislativo catarinense a partir do próximo ano. Conhecido e reconhecido pelo seu poder de articulação, Garcia prepara uma volta triunfal, se tornando, já no primeiro momento, a principal figura do Legislativo catarinense.
Apoio interno
Esta semana, o PSD, partido de Júlio Garcia, fechou questão em torno do seu nome. Com 5 deputados eleitos, o partido resolveu uma questão interna que até certo momento, gerava muitos questionamentos dentro da militância partidária. Qual seria o comportamento dos deputados fiéis a Merisio, leia-se Kennedy Nunes, Milton Hobus, Marlene Fengler, em relação a Júlio, já que na eleição pouco ajudou, e muito fez para atrapalhar (?).
Resposta
Precisando resolver essa questão, antes de articular, Júlio foi até Merisio, com quem outrora mediu forças dentro do partido, para dialogar. Numa conversa a porta fechada, a questão foi resolvida. O caminho indicado foi o apoio de Júlio para Merisio permanecer a frente do PSD e, em contrapartida, receber o apoio para disputar a presidência da Alesc, já que, mesmo sabendo que não terá mandato, Merisio continua mantendo sua influência.
Com Júlio
Além do apoio interno, Garcia já começa a contar com o apoio externo também. Partidos que estiveram no projeto do PSD, nas eleições de 2018, já indicam que estarão com Júlio em 2019. Essa semana, os deputados eleitos pelo PSB, PRB e PV, estiveram com Júlio Garcia para fazer o anúncio de que estarão com o pessedista na eleição para presidência da Assembleia Legislativa.
Com Jair
Aproveitando o momento que antecede a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, vários deputados federais eleitos por SC tem procurado o capitão para dizer que estarão juntos com ele, mostrando disposição em contribuir com o governo. Essa semana foi a vez de Darci de Matos, deputado federal eleito pelo PSD, estar com o próximo chefe da nação. Colocando-se como parceiro do governo, o deputado catarinense busca a aproximação com Jair, sabe que esse é o desejo do seu eleitorado, e tem atendido.Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro