Close Menu

Busque por Palavra Chave

Valores. Onde eles ficaram?

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/12/2016 09:10 - Atualizado em 22/12/2016 09:11
(Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

Patrícia Vanzin

Jornalista

Diariamente convivemos com tantas decepções, dificuldades familiares, fraudes governamentais e outras mazelas, que acabamos ‘nos acostumando,’ aceitando posturas de falta de consideração com o cidadão e refletindo pouco. Talvez por isso, quando ocorrem puras e verdadeiras manifestações de respeito, bondade e justiça, nós ‘estranhamos’. Aliás, você já reparou como são repercutidos casos simples de civilidade, como por exemplo da pessoa que devolve dinheiro encontrado ao dono? Ou ainda, a compaixão oferecida ao nosso povo – aos Chapecoenses - pelos colombianos?

Acredito que situações de amparo, compaixão e educação, causam estranheza porque nos habituamos a dar um ‘jeitinho’. Nos acostumamos a deixar passar a bronca que o filho deveria tomar; passar a perna no colega de trabalho; falar mal dos outros; a verificar as fraudes das nossas autoridades políticas (ops, quis dizer, dos empregados do povo); à entrarmos na fila da corrupção; e a calarmos quando o benefício é para nós.

Afinal, em que capítulo ficaram nossos valores? Em que esquina ficou a consideração com o próximo, a educação e a justiça? A tragédia com o avião da Chapecoense - de proporções que nunca acabaremos de mensurar - revelou reflexões extraordinárias. Um time de futebol singelo (à poucos anos era ‘fora de série’), mas que com humildade e trabalho ‘de gente do interior,’ conquistou famílias, cidades, o mundo...

A Chapecoense provocou alegria coletiva. Aliás, você já notou como são raras as situações de alegria e de comoção coletiva? No dia a dia ficamos felizes com conquistas pessoais, festas de família, comemorações em empresas... Mas alegria coletiva é rara. E foi justamente isso que a Chape provocou na sociedade. Provocou reflexões sobre o amor; a importância que damos para aquilo que nos cerca; e o significado de sonho, garra e trabalho. Também ficaram as perguntas: De onde tiramos tanta ganância? O que estamos fazendo com os nossos valores? Com a nossa justiça? Com o próximo?


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro