Encontro
O governador eleito Carlos Moisés da Silva recebeu, nesta semana, duas bancadas de maior destaque da Assembleia Legislativa. Estiveram com o governador, as bancadas do MDB e do PSD, de forma separada, é claro. Mas os encontros foram importantes para que uma aproximação do futuro governador, com os dois principais partidos da casa, acontecesse.
Encontro II
Segundo a avaliação de deputados que participam do encontro, cada um com sua bancada, a conversa foi muito proveitosa. Carlos Moisés se mostrou disposto a ter uma comunicação direta com os deputados, e os deputados se mostraram dispostos a colaborar com aquilo que for bom para Santa Catarina.
MDB
A primeira bancada a ser recebida foi a bancada do MDB, que esteve com o governador na última segunda-feira. A bancada, com nove deputados, será a maior da Alesc no próximo ano. Com três nomes que irão estrear na Assembleia Legislativa, a exemplo de Fernando Krelling, Jerry Comper e Volnei Weber, os emedebistas, ao que tudo indica, terão um comportamento diferente na próxima legislatura. Fazendo parte do governo estadual nos últimos 16 anos, é a primeira vez que maior partido do Estado ficará sem a influência que foi acostumado a ter. Dessa vez o governo é de outro partido.
PSD
Na manhã de ontem foi a vez da bancada do PSD ser recebida. Com cinco deputados, sendo que a única estreante é Marlene Fengler, ex-chefe de gabinete de Gelson Merisio, já que Júlio Garcia apenas retorna a Alesc, e conhece a casa mais do que ninguém, o encontro com o futuro governador foi importante. Se tudo acontecer, como a lógica está determinando, Júlio Garcia será eleito presidente da Assembleia Legislativa para o próximo biênio, concretizando-se isso, será importantíssima uma boa relação entre o governador eleito e o PSD.
Articulando
Preparando o terreno para a próxima eleição, já que 2020 é logo ali, o Podemos, partido que disputou a eleição para a Presidência da República nesse ano, com o senador Álvaro Dias, se prepara para disputar o maior número de prefeituras em 2020. Referência para o Podemos estadual, o Podemos de Itajaí, cidade onde até pouco tempo residia o então presidente do partido, está fazendo um trabalho de articulação para lançar uma nominata importante de vereadores no próximo pleito eleitoral. É o partido buscando os espaços na cidade da marejada.
Juventude
Presidente do Democratas de Xanxerê, o vereador Nathan Moreira, esteve junto com o vereador Lucas Ramilo, do PRB, de Faxinal dos Guedes. Lucas e Nathan se destacaram no processo eleitoral de 2016. Nathan se elegeu vereador em Xanxerê com votação superior a mil votos, e Lucas, pela pouca idade, se destacou sendo um dos eleitos de Faxinal dos Guedes. Tanto Nathan quanto Lucas pensam em alçar voos maiores em 2020. É a juventude se destacando na política.
Não será
A coluna informou na última segunda-feira, que no encerramento do PSD de Joinville, realizado na última sexta-feira, era excelente o clima entre as duas maiores figuras do partido na cidade, o deputado estadual reeleito Kennedy Nunes e o deputado federal eleito Darci de Matos. Comentamos também, que ao que tudo indica, será fácil o entendimento entre Kennedy e Darci, na disputa pela prefeitura em 2020. Acontece, que após a coluna ser publicada, um dos assessores do deputado Kennedy, me contestou. Afirmou que não será necessário um entendimento, porque o deputado Kennedy não será candidato a prefeito de Joinville. Ratificado então.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro