Lê Notícias - - Alesc já conhece seu novo presidente; 2018:...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc já conhece seu novo presidente; 2018: o ano da Copa e das eleições; Gratidão define sentimento

Por: Weliton G. Lins
27/12/2018 16:05
Tiago Ghizoni/Diário Catarinense

Será ele

Virou, mexeu, Júlio Garcia será o próximo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Maior articulador, entre os deputados eleitos e reeleitos, o experiente deputado, conseguiu a façanha de se entender com o PSD, seu partido, tendo inclusive aceitado um cessar fogo com Gelson Merisio, outrora seu principal desafeto, e com o MDB, grande adversário dos pessedistas nesse ano de 2018, do qual Merisio jurou, não estariam mais juntos a partir dessa eleição, o chamado fim do ciclo.

Maestro

Liderando as conversas para a sucessão da presidência da Alesc, com maestria, Júlio conseguiu pouco a pouco, o apoio dos principais partidos, que terão representantes na casa do povo em 2019. Isolando o PSL, deixando-o de fora, da presidência das principais comissões, e inclusive da mesa diretora, Júlio vai dando as cartas dentro do parlamento, que irá comandar a partir do próximo ano. É do jogo, é da política, não há nada de errado, articular.

“Presente” de Natal

O cidadão brasileiro, acostumado a presentear, quase foi “presenteado” nesse final de ano, com uma atitude no mínimo vergonhosa, por parte de um dos integrantes do STF. Na última quarta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello, fez questão de protagonizar uma cena ridícula, das tantas do STF, nesse ano, ao decidir liberar a soltura de presos condenados em segunda instância, caso no qual se inclui o ex-presidente Lula. Se não fosse a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorrer, e o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo, anular a decisão de Marco Aurélio, o brasileiro teria esse “presentão” nesse final de ano.

Presente

Coordenador do PR, na região da Amai, e assessor direto do então deputado federal, e agora senador Jorginho Mello, o jovem Renato Muniz, esteve presente na diplomação, do padrinho político, em Florianópolis, na última terça-feira. Renato, muito ligado a Jorginho, é a ponte para que Xanxerê e a região da Amai, tenha acesso a recursos, oriundos do esforço de Jorginho em Brasília, agora como senador.

Retrospectiva

Fazer uma retrospectiva do que foi 2018 e tentar definir em uma palavra, o que esse ano representou, é quase que impossível. Dificuldades à parte, se resumirmos em uma frase, o que o ano representou, pode se dizer, que foi um divisor de águas. Olhar para trás e olhar pra frente, é saber que de fato, a história do país foi dividida. O processo eleitoral que enfrentamos, dividiu as águas desse mar revolto, que o brasileiro estava enfrentando.

Copa do Mundo

Mais um ano de Copa do Mundo, grande expectativa, o hexa sendo perseguido, para se tornar a realidade de um sonho que vem desde 2002 e a possibilidade real, de ver a nação inteira, eufórica, pela conquista de mais um mundial. Não foi exatamente isso que aconteceu. A frustração pela derrota para a Seleção da Bélgica deixou o brasileiro triste, chateado, toda a expectativa, a torcida, para nada.

Eleições

Ano perdido? Não. A nação inteira sabia que o principal estava por acontecer. Um novo processo eleitoral, a chance de eleger um novo representante nacional, que tivesse identificação com o povo, com os anseios da população. Eis que surge Jair Bolsonaro e ganha a eleição. Trouxe com ele um verdadeiro exército. Segunda maior bancada da Câmara, três governadores do partido eleitos e milhões de brasileiros, voltando a acreditar no país. Golaço, e o nosso verdadeiro troféu.

Gratidão

Sendo essa, a última coluna do ano, nada mais devo fazer, do que agradecer. Gratidão define o sentimento desse colunista, que ao realizar um sonho, pôde fazer muitos amigos. 2018 foi espetacular em todos os sentidos. Tudo que aconteceu, foi por um propósito divino. Receber o carinho do leitor é algo inexplicável. O feedback de sempre, os comentários, os elogios, as críticas, gratidão, gratidão por cada momento. Que em 2019 esta coluna esteja cada vez mais perto de você. Que tudo que iremos semear, alcancem o fruto bom, no tempo certo. A todos os amigos, amigas, leitores e leitoras, meu sincero desejo, de um ano novo abençoado, e de um Natal brilhante, com a luz de Cristo, irradiando em cada um.

Boas festas

Me acompanhe de segunda a sexta-feira, pelo Facebook https://www.facebook.com/weliton.g.lins, na apresentação do programa Café com Notícias. Contato através do WhatsApp (47) 99175-5697.


 Prefeitura de São José - PI 14524
Câmara Floripa - PI 14488
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro